A questão da imagem e o conhecimento histórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2024n43.13930

Palavras-chave:

Virada visual, Historiografia, Teoria da imagem

Resumo

O artigo apresentado é um esforço de síntese, ainda que parcial, de discussões acerca de teorias da imagem e da arte inseridas no contexto da virada visual, com especial atenção para as consequências dessas reflexões e abordagens para a prática de pesquisa em História. A partir de pesquisa bibliográfica e em diálogo com outros artigos que se esforçam no mesmo sentido, buscou-se identificar os princípios gerais, temáticas recorrentes e os pontos de contato entre autores que se dedicaram a refletir sobre as especificidades das imagens, seja nas sociedades nas quais foram produzidas e nas quais circularam. Além disso, foram incorporados autores de áreas próximas, e, que apesar de terem proposições convergentes, permanecem separados por divisões disciplinares. O texto também procurou apontar os movimentos internos dentro das práticas disciplinares da História a fim de compreender quais seriam os limites e similaridades com a virada visual.

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Publicado

25-01-2024

Edição

Seção

Dossiês

Como Citar

POMARI, Elisa. A questão da imagem e o conhecimento histórico. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 43, p. 249–264, 2024. DOI: 10.36661/2238-9717.2024n43.13930. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/13930. Acesso em: 29 jul. 2025.