A questão da imagem e o conhecimento histórico

Palavras-chave: Virada visual, Historiografia, Teoria da imagem

Resumo

O artigo apresentado é um esforço de síntese, ainda que parcial, de discussões acerca de teorias da imagem e da arte inseridas no contexto da virada visual, com especial atenção para as consequências dessas reflexões e abordagens para a prática de pesquisa em História. A partir de pesquisa bibliográfica e em diálogo com outros artigos que se esforçam no mesmo sentido, buscou-se identificar os princípios gerais, temáticas recorrentes e os pontos de contato entre autores que se dedicaram a refletir sobre as especificidades das imagens, seja nas sociedades nas quais foram produzidas e nas quais circularam. Além disso, foram incorporados autores de áreas próximas, e, que apesar de terem proposições convergentes, permanecem separados por divisões disciplinares. O texto também procurou apontar os movimentos internos dentro das práticas disciplinares da História a fim de compreender quais seriam os limites e similaridades com a virada visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLOA, Emmanuel. Virada icônica: Um apelo por três voltas no parafuso. MODOS: Revista de História da Arte, v. 3, n. 1, p. 91–113, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662932. Acesso em: 25 ago. 2023

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8601. Acesso em: 25 ago. 2023.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. Tradução de Paulo Neves. 1ª edição. São Paulo: Editora 34, 2013.

GELL, Alfred. A tecnologia do encanto e o encanto da tecnologia. Concinnitas, v. 1, n. 8, p. 24, 2005.

GELL, Alfred. Arte e Agência. Tradução Jamile Pinheiro Dias. 1ª edição. São Paulo: Ubu, 2018.

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, v. 8, n. 12, p. 97-115, 2006. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1406. Acesso em: 10 set. 2023.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, v. 23, p. 11–36, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-01882003000100002 Acesso em: 10 set. 2023

MITCHELL, W. J. T. Iconology: Image, Text, Ideology. Chicago: University of Chicago Press, 1986.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: Estética e Política. Tradução de Mônica Costa Neto. 2ª edição. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIERE, Jacques. O Destino Das Imagens. 1ª edição. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SANTIAGO JR, Francisco das Chagas. A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do Museu Paulista, v. 27, p. 1–51, 2019a. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e08 Acesso em: 25 ago. 2023.

SANTIAGO JR, Francisco das Chagas. Dimensões historiográficas da virada visual ou o que pode fazer o historiador quando faz histórias com imagens? Revista Tempo e Argumento, v. 11, n. 28, p. 402–444, 2019b. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180311282019402. Acesso em: 25 ago. 2023.

Publicado
25-01-2024
Como Citar
POMARI, E. A questão da imagem e o conhecimento histórico. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 43, p. 249-264, 25 jan. 2024.
Seção
Dossiês