Integração da América Latina na economia internacional

perspectiva sistêmica a partir da Teoria do Sistema-Mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/253484.1.42-11

Palavras-chave:

Teoria sistema-mundo, Integração, América Latina

Resumo

Neste artigo, faz-se uma breve análise da trajetória de exploração que levou os países latino-americanos a se inserirem na economia mundial. A abordagem adotada baseia-se nos postulados da Teoria do Sistema-Mundo, considerando seus pontos fortes na compreensão das especificidades da exploração territorial abrangente nas relações internacionais, resultando na intensificação do domínio de certos povos sobre outros. Argumenta-se que os fundamentos da exploração do território da América Latina foram planejados com o objetivo de privilegiar economicamente as nações europeias, exercendo controle social, cultural e político ao longo de todo o processo de implementação.

Downloads

Biografia do Autor

  • Willian Carboni Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

    Doutor em Geografia. Professor Substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). E-mail: Willian.geografiahumana@gmail.com.

  • Luiz Antonio Pacheco Queiroz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Doutor em Arqueologia. Pós-Doutorando em Geoarqueologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). E-mail: luizpachecoq@gmail.com.

Downloads

Publicado

15-08-2023

Como Citar

VIANA, Willian Carboni; QUEIROZ, Luiz Antonio Pacheco. Integração da América Latina na economia internacional: perspectiva sistêmica a partir da Teoria do Sistema-Mundo. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 42, p. 192–205, 2023. DOI: 10.29327/253484.1.42-11. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/13775. Acesso em: 9 abr. 2025.