Mulheres artistas e museus contemporâneos

Adriana Varejão no Museu Inhotim

Palavras-chave: Feminismo Decolonial, Decolonialismo, Instituto de Arte Contemporânea do Inhotim, Adriana Varejão

Resumo

Cada vez mais as mulheres têm ocupado o espaço que é delas por direito dentro do circuito artístico. Isso se fez possível através da maior visibilidade dos temas ligados ao feminismo e das discussões de igualdade de gênero, cada vez mais necessárias. Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a presença feminina dentro do contexto dos museus contemporâneos, mais especificamente no Instituto de Arte Contemporânea do Inhotim, articulando reflexões sobre a presença das mulheres artistas nos museus, fazendo um breve estudo de caso e apresentando o feminismo decolonial frente ao panorama artístico. Como forma de embasamento para as análises e discussões, serão apresentados os conceitos de feminismo decolonial, decolonialismo, além de suas derivações através de autores que discutam os temas. Também será apresentado um parâmetro da arte feminina no contexto brasileiro e latino-americano. As metodologias utilizadas para este trabalho são as análises quantitativas e qualitativas, além de revisão bibliográfica e análise de um estudo de caso. Como estudo de caso é trazida a trajetória e as obras da artista Adriana Varejão dentro do complexo do Inhotim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Aracy A. Does present day Latin American art... Lecture as part of the Symposium on Latin American Art & Literature, October 1975. Austin, Texas. Disponível em https://icaa.mfah.org/s/en/item/776786#?c=&m=&s=&cv=&xywh=1673%2C0%2C5895%2C3299 Acesso em 01 Jul. 2022.

ARTSOUL. Adriana Varejão: as fissuras da colonização. 2022. Disponível em: https://blog.artsoul.com.br/adriana-varejao-as-fissuras-da-colonizacao/ Acesso em 17 Ago, 2022.

CURIEL, Ochy. Construindo metodologias feministas a partir do feminismo decolonial. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais.1ª ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

GALLEGO, Gloria Lapeña. Contrahistoria, Geopolítica e Interseccionalidad em la construccion de la obra de Adriana Varejão y Joana Vasconcelos. ARS (São Paulo), v. 19, n. 43, p. 0227–0272, set. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ars/a/rxzfkrsTkmBvJW349XkCVYz/abstract/?format=html〈=es Acesso em 17 Ago 2022.

GONÇALVES, MARCO ANTONIO. Perspectivações sobre a colonização brasileira. Lilia Schwarcz & Adriana Varejão. Pérola imperfeita: a história e as histórias contadas por Adriana Varejão. São Paulo, Cobogó/Companhia das Letras, 2014. 360 páginas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 31, núm. 90, febrero, 2016, pp. 167-172. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais São Paulo, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/107/10745321012.pdf Acesso em 17 Ago. 2022

INSTITUTO INHOTIM. Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico. Disponível em: https://www.inhotim.org.br/ Acesso em 08 Jul. 2022.

LUGONES. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, v. 22, n.3, p. 935-952. Florianópolis, 2014.

MARQUES, Cristiélen Ribeiro. Arte Latino-americana entre vizinhos distantes e mulheres radicais. Revista Visuais, n.12, v.7, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/15662 Acesso em 01 Jul. 2022.

MIGUEL, Sylvia. Representatividade feminina no sistema artístico precisa ser mais bem avaliada. 2017. Disponível em: http://www.iea.usp.br/noticias/representatividade-feminina-no-sistema-artistico-precisa-ser-melhor-avaliada. Acesso em 20 Mai. 2022.

NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas? 1971. São Paulo: Edições Aurora, 2016.

PAREDES, Julieta. Entrevista concedida a Stela Fischer. Jul, 2013. In: FISCHER, Stela Regina. Mulheres, Performance e Ativismo: a ressignificação dos discursos feministas na cena latino-americana. São Paulo: USP, 2017.

PIAZZA, Rosana Aparecida Dalla. O reflexo da Arte em Inhotim. PGEHA USP, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-14082020-185435/publico/2020_RosanaDallaPiazza_VOrig.pdf Acesso em 08 Jul. 2022.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. In: Entre Carnes e Mares. Disponível em: https://www.escritoriodearte.com/artista/adriana-varejao Acesso em 17 Ago. 2022.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. As mulheres na Escola Nacional de Belas Artes. In: I Colóquio Nacional de Estudos sobre Arte Brasileira do Século XIX, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. I colóquio nacional de estudos sobre Arte Brasileira do Século XIX. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2008. v. 1. p. 22-22.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão artista: mulheres, atividades artísticas e condicionantes sociais no Brasil de finais do Oitocentos. In: XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2005, Belo Horizonte. XXIV Colóquio do CBHA. Anais. Belo Horizonte-MG: Editora C/ARte, 2004. v. 1.

SOUZA, Vitória Diniz de. Mulheres Uni-vos: O movimento Feminista e suas primeiras manifestações no Brasil (1832 – 1934). Revista Bilros, v.6, n.13, p. 54-74. 2018.

STORCH, Julia. Arte visceral de Adriana Varejão é exposta em mostra na Pinacoteca. 2022. Disponível em: https://exame.com/casual/arte-visceral-de-adriana-varejao-e-exposta-em-mostra-na-pinacoteca/ Acesso em 17 Ago. 2022.

Publicado
15-08-2023
Como Citar
DE CASTRO BURGOS, C.; PERIGO, K. Mulheres artistas e museus contemporâneos. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 42, p. 150-168, 15 ago. 2023.