Conhecimento histórico escolar em tempos de negacionismo

dilemas éticos e experiências democráticas

Palavras-chave: Conhecimento histórico escolar, Ensino de História, Democracia

Resumo

O objetivo desse artigo é explorar interpelações ao conhecimento histórico escolar em um contexto nacional de tensionamentos à democracia, de recrudescimento do conservadorismo e do reacionarismo, e de negacionismos. A partir de uma abordagem discursiva inscrita em uma postura epistêmica pós-fundacional, as argumentações tecidas ao longo do texto articulam contribuições dos campos do Ensino de História, da Teoria da História, da Ciência Política, do Currículo, da Filosofia da Educação, e da Filosofia da Diferença. Mais do que denunciar a gravidade do quadro que produz efeitos sobre o valor de verdade do conhecimento ensinado/aprendido nas aulas de História, e sobre as práticas de professores(as) de História na educação básica e pesquisadores (as) do Ensino de História, busca-se romper com o imobilismo e apresentar uma linguagem de possibilidades calcada na ética e no compromisso democrático.

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Publicado
24-01-2023
Como Citar
MARTINS, M. Conhecimento histórico escolar em tempos de negacionismo. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 41, p. 53-68, 24 jan. 2023.