Interfaces entre História Ambiental e Agroecologia para o Ensino de História no Antropoceno

Palavras-chave: Ensino de História, História Ambiental, Agroecologia

Resumo

O presente trabalho estabelece articulações entre, inicialmente, o papel da História Ambiental no Ensino de História e, posteriormente, o uso dos pressupostos agroecológicos como ferramenta para este fim. No primeiro momento, discute-se as demandas para um Ensino de História na era do Antropoceno, depois, elenca-se a necessária articulação dos fundamentos conceituais da História Ambiental com o Ensino de História, por fim destacamos a importância dos princípios da Agroecologia para estruturar uma abordagem sistêmica no Ensino de História através da teoria da História. O trabalho tem como objetivo conjugar no Ensino de História as contribuições que a História Ambiental trouxe para o campo da História, desafiando o olhar dos professores e professoras de História para a agência não humana, para compreender problemas socioambientais contemporâneos, para as consequências locais das dinâmicas de apropriação dos ditos “recursos naturais” e para os limites e arranjos produtivos de cada ambiente. Agroecologia é usada como ferramenta pois ao analisar os complexos processos econômicos e agrossistêmicos, em resposta a atual crise ambiental.

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Publicado
25-01-2022
Como Citar
LOPES, A. Interfaces entre História Ambiental e Agroecologia para o Ensino de História no Antropoceno. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 39, p. 268-279, 25 jan. 2022.