Mediação pedagógica para crianças em situação de vulnerabilidade social

a extensão universitária em tempos de pandemia

Palavras-chave: Pandemia, Infância, Educação

Resumo

Este artigo apresenta a experiência da extensão universitária  no atendimento pedagógico durante a Pandemia causada pela covid-19. O objetivo do trabalho foi ofertar, para crianças em situação de vulnerabilidade e risco, atividades remotas síncronas, pedagógicas e interativas, articuladas a primeiros cuidados psicológicos e consolidar meios de acesso aos demais serviços do Sistema de Garantia de Direitos. Com atividades lúdicas permeadas pelo brincar foram desenvolvidas práticas extensionistas no atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social  para ressignificar a brincadeira, promover aprendizagens e qualificar os processos de socialização durante o período de isolamento social causado pela crise pandêmica. As experiências sinalizam a necessidade de ampliar políticas sociais que minimizem os efeitos provocados pelo fechamento das escolas e o agravamento das condições sócio econômicas de grande parte da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. 4. ed. São Paulo: Summus, 2002.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Ofi¬cial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 20 set. 2021.

FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz; IFF – Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. COVID-19 Saúde da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/covid-19-e-saude-da-crianca-e-do-adolescente. Acesso em: 11 nov. 2020.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a11v31n3.pdf. Acesso em: 30 jan. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Anca/MST, 2004.

KRAMER, Sonia. Linguagem, cultura e alteridade para ser possível a educação depois de Auschwitz, é preciso educar contra a barbárie. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 1-14, 2000. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Enrahonar/article/download/31985/31819. Acesso em: 30 out. 2021.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 9 out. 2021.

LEVANDOWSKI, Mateus Luz et al. Impacto do distanciamento social nas notificações de violência contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 37, n. 1, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/w9xDc35gk53mDz9MrX4nFfr/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2021.

SAMPAIO, Jorge Hamilton. Extensão Universitária como um dos sentidos necessários para a articulação da indissociabilidade na construção do currículo. In: PASSOS, Ilma; VEIGA, Alencastro; NAVES, Maria Lomônaco de Paula (Org.). Currículo e Avaliação na Educação Superior. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2005. p. 97-120.

TONUCCI, Francesco. “Não percamos esse tempo precioso com lição de casa”. El País, 12 abr. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/sociedade/2020-04-12/francesco-tonucci-nao-percamos-esse-tempo-precioso-dando-deveres.html. Acesso em: 5 out. 2021.

UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância. Impactos Primários e Secundários da COVID-19 em Crianças e Adolescentes. Brasília, DF: Escritório da Representação do Unicef no Brasil, 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/impactos-primarios-e-secundarios-da-covid-19-em-criancas-e-adolescentes. Acesso em: 2 out. 2021.

UNOCHAPECÓ – Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Vice-Reitoria de

Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação. Plano de Desenvolvimento da Extensão. Chapecó: UNOCHAPECÓ, 2010.

Publicado
29-12-2021
Como Citar
LAZAROTTO, A. Mediação pedagógica para crianças em situação de vulnerabilidade social. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 38, p. 141-154, 29 dez. 2021.