Cidades verticais – um novo padrão de cidades modernas

um estudo de caso sobre a verticalização urbana de Campina Grande/PB e seus impactos socioambientais (1960-2012)

Palavras-chave: Verticalização em Campina Grande/PB, Cidades modernas, Impactos socioambientais

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os impactos socioambientais provocados pelo processo de verticalização urbana movido na cidade de Campina Grande/PB, no recorte compreendido entre a década de 1960 até o ano de 2012, período em que se tem a construção dos três primeiros edifícios da cidade até o momento auge da verticalização urbana do município. Para tanto, as fontes utilizadas constituem-se de entrevistas obtidas por meio da metodologia em História Oral, fontes fotográficas, jornalísticas e o Plano Diretor Municipal, publicado em 1996 e atualizado em 2006. O campo teórico-metodológico utilizado baseia-se nos expoentes da História Ambiental. Buscamos a partir deste trabalho fomentar uma discussão acerca das transformações urbanas que nos cercam e os seus impactos ao meio ambiente, problematizando, assim, o ideário de “desenvolvimento” e “progresso” que justificam projetos de urbanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, Gervácio Batista. Seduções do moderno na Parayhba do Norte: Trem de ferro, luz elétrica e outras conquistas materiais e simbólicas (1880-1925). In: A Paraíba no Império e na República: Estudos de história social e cultural. João Pessoa: Ideia, 2003.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: A aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras,1986.

BONATES, Mariana Fialho. Leis que (des)orientam o processo de verticalização: Transformações urbanas em Campina Grande à revelia da legislação urbanística. In: Actas del XI Coloquio Internacional de Geocrítica. Buenos Aires, 2010, online <<http://www.filo.uba.ar/contenidos/investigacion/institutos/geo/geocritica2010/517.htm>>.

COUTINHO, M.D.L.; DE BRITO, J.I.B. Modificações no clima da Paraíba e Rio Grande do Norte. S/d.

DANTAS Et al. Tendências anuais e sazonais nos extremos de temperatura do ar e precipitação em Campina Grande-PB. In: Revista Brasileira de Meteorologia, v.30, n.04, 2015.

GOMES, L.C.F. Dinâmica da temperatura da superfície em reposta às alterações na cobertura e uso do solo utilizando técnicas de sensoriamento remoto. Dissertação defendida ao Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2011.

LUTZENBERGER, José. Fim do Futuro? Manifesto Ecológico Brasileiro. 3.ed. Porto Alegre: Movimento, Editora da UFRGS, 1983.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História, n.10. São Paulo, 1993.

NUNES, Nilo. Gestão Ambiental Urbana: Planejar Antes de Verticalizar. In: Revista Complexus. Ano 2, n.3. Santos, 2011.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. In: Revista Brasileira de História, São Paulo, v.27, n.53, 2007.

Publicado
25-01-2022
Como Citar
DE SOUZA, F.; AGUIAR, J. O. Cidades verticais – um novo padrão de cidades modernas. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 39, p. 179-194, 25 jan. 2022.