“A ausência do ‘olho no olho’, do abraço espontâneo e das brincadeiras”
desafios dos professores de História em tempos de pandemia no Espírito Santo
Resumo
O artigo analisa os desafios da educação e do ensino de História durante a pandemia do coronavírus no Espírito Santo na busca pela compreensão de seus impactos na atuação docente. Problematiza a precarização da profissão e o adoecimento do professor (OLIVEIRA, 2003; SIMÕES; SALIM; TAVARES, 2008; FIRMINO; FERREIRA, 2020), em diálogo com os pressupostos de Schmidt (1999), Bittencourt (2008) e Cainelli e Schmidt (2004) a respeito do ensino de História. Com fundamentação em Bloch (2001), a análise das respostas ao questionário on-line de trinta e três professores capixabas que atuam na Educação Básica evidenciou: a) o aprofundamento dos problemas já existentes no contexto de trabalho docente em função da pandemia; e b) as fragilidades e a pouca efetivação dos processos de ensino-aprendizagem, em geral, e da disciplina História, em particular.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Crislane Barbosa. Planejamento docente na aula de história: princípios e procedimentos teórico-metodológicos. Revista Metáfora Educacional, Feira de Santana, n. 14. p. 3-28, 2013.
BITTENCOURT, Circe. Maria. Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 2008. 407p.
BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 160p.
CETIC, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2018. Disponível em: <https://data.cetic.br/cetic/explore?idPesquisa=TIC_DOM&idUnidadeAnalise=Domicilios&ano=2018>. Acesso em: 16 jul. 2021.
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.
CHAVES, Andrea B.P.; FRAZÃO, Paulo S.P. A precariedade do trabalho docente. In: SEMINÁRIO DO TRABALHO, n. 7, 2010, Marília. Anais do Seminário do Trabalho. Marília, 2010.
FIRMINO, Simone; FERREIRA, Gustavo. A educação na pandemia do novo coronavírus: uma excepcionalidade ou uma prioridade?.Itinerarius Reflectionis, Jataí: Universidade Federal de Goiás da Regional Jataí, v. 16, n. 01, p. 1-24, 2020.
HAYDT, Regina. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2011. 248p.
LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004. 324p.
NÓVOA, António. Profissão Professor. Tradução de Irene Lima Mendes, Regina Correia e Luisa Santos Gil. 2ª Ed. Porto: Porto Editora, 1999. 191p.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila A. (Org.) Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p.13-35.
PONTES, Fernanda; ROSTAS, Márcia. Precarização do trabalho do docente e adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte investigativo. Thema, Pelotas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, v. 18, n. 1, p. 278-300, 2020.
REIS, Eduardo José Farias Borges dos.; ARAÚJO, Tânia Maria de.; CARVALHO, Fernando Martins.; BARBALHO, Leonardo.; SILVA, Manuela Oliveira e. Docência e exaustão emocional. Educacão& Sociedade, Campinas: CEDES, v.27, n. 94, p. 229-253, 2006.
SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira.; MARIN, Alda Junqueira. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educacão& Sociedade, Campinas: CEDES, v.25, n.89, p.1203-1225, 2004.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Construindo conceitos no Ensino de História: “a captura lógica” da realidade social. História e Ensino, Londrina, v. 5, n. 1, p. 147-163, 1999.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004. 159p.
SILVA, Kelly; ALCÂNTARA, Kelly. A (in)corporeidade do professor em tempos de pandemia e educação à distância. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador: Universidade do Estado da Bahia, v. 29, n. 60, p. 102-116, 2020.
SIMÕES, Regina Helena Silva.; SALIM, Maria Alayde Alcantara.; TAVARES, Johelder Xavier. Formas de adoecimento de professores capixabas no século XIX: diálogos com o passado no presente. In: BARROS, Maria Elizabeth Barros de.; HECKERT, Ana Lucia Coelho.; MARGOTO, Lilian (Orgs.) Trabalho e Saúde do Professor: cartografias no percurso. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 25-42.
UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao-futuros-da-educacao-da-unesco-apela-ao-planejamento-antecipado-o-aumento-das; Acesso em: 1 mar. 2021.
VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike C. C. A Educação em Tempos de Pandemia: Soluções Emergenciais pelo Mundo. Editorial, abr. 2020. OEMESC - Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina, 2020. Disponível em: <https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2021.
Copyright (c) 2021 Fronteiras: Revista Catarinense de História
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.