“A ausência do ‘olho no olho’, do abraço espontâneo e das brincadeiras”

desafios dos professores de História em tempos de pandemia no Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2021n37.12317

Palavras-chave:

Professores de História, Pandemia, Espírito Santo

Resumo

O artigo analisa os desafios da educação e do ensino de História durante a pandemia do coronavírus no Espírito Santo na busca pela compreensão de seus impactos na atuação docente. Problematiza a precarização da profissão e o adoecimento do professor (OLIVEIRA, 2003; SIMÕES; SALIM; TAVARES, 2008; FIRMINO; FERREIRA, 2020), em diálogo com os pressupostos de Schmidt (1999), Bittencourt (2008) e Cainelli e Schmidt (2004) a respeito do ensino de História. Com fundamentação em Bloch (2001), a análise das respostas ao questionário on-line de trinta e três professores capixabas que atuam na Educação Básica evidenciou: a) o aprofundamento dos problemas já existentes no contexto de trabalho docente em função da pandemia; e b) as fragilidades e a pouca efetivação dos processos de ensino-aprendizagem, em geral, e da disciplina História, em particular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Esdra Erlacher, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo

  • Bruna Mozini Subtil, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduanda em História pela Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Brunna Terra Marcelino, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  • Miriã Lúcia Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduada em Pedagogia e História, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua nas áreas de História da Educação, Ensino de História e Formação e prática de professores.

Downloads

Publicado

28-07-2021

Como Citar

ERLACHER, Esdra; SUBTIL, Bruna Mozini; MARCELINO, Brunna Terra; LUIZ, Miriã Lúcia. “A ausência do ‘olho no olho’, do abraço espontâneo e das brincadeiras”: desafios dos professores de História em tempos de pandemia no Espírito Santo. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 37, p. 80–102, 2021. DOI: 10.36661/2238-9717.2021n37.12317. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12317. Acesso em: 6 mar. 2025.