O sujeito histórico negro para além do epistemicídio
contribuições da literatura decolonial na abordagem da Lei nº 10.639/03 nos livros didáticos
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa “Debates sobre a Lei nº 10.639/03: Prática e Reflexão sobre História e Cultura Africana e Afro-brasileira em Campos dos Goytacazes”. O trabalho foi pautado em pesquisas realizadas com livros didáticos da rede municipal de Campos dos Goytacazes e sua abordagem sobre a Lei nº 10.639/03. A análise focou-se nos capítulos onde aparecem conteúdos sobre História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos livros didáticos da rede municipal. O motor principal para a construção deste trabalho é a busca pela representação do negro dentro dos livros didáticos. Para isso formulamos a seguinte questão: a História da África e da cultura afro-brasileira seria retratada apenas pela ótica da escravidão nas páginas dos livros didáticos? Partimos desse questionamento e de um diálogo com a literatura decolonial.
Downloads
Referências
ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Em torno das ‘Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana’: uma conversa com historiadores. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vl. 21, nº 41, p. 5-20, jan.-jun. de 2008.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livros didáticos entre textos e imagens. In: Bittencourt, Circe Maria. Fernandes. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997, p. 69 – 90.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Produção didática de História: trajetórias de pesquisas. In: Revista de História, São Paulo, n. 164, p. 487-516 jan./jun. 2011.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular/Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BURKE, Peter. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales 1929-1989. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1991.
CARNEIRO, Sueli, A construção do outro como não-ser como fundamento do ser, 2005. Tese de doutorado em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
DANTAS, Carolina Vianna; MATTOS, Hebe; ABREU, Martha (Orgs.). O negro no Brasil: trajetórias e lutas em dez aulas de História. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
DEGUER, Ricardo [et al.]. AR: Vamos Aprender e Relacionar: história e geografia (5° ano Ensino Fundamental). São Paulo: Moderna, 2017.
DU BOIS, William Edward Burghardt. As Almas da Gente Negra. Rio de Janeiro: Lacerda Ed., 1999.
FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2008.
FERRO, Marc. Manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. Tradução de Wladimir Araújo. São Paulo: Ibrasa, 1983.
GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2012.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. In: Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012.
GONTIJO, Rebeca. Identidade Nacional e Ensino de História: a diversidade como “patrimônio sociocultural” In: ABREU, Martha e SOIHET, Raquel. (Orgs.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
MATTOS, Hebe Maria. O ensino de história e a luta contra a discriminação racial no Brasil. In: ABREU, Martha e SOIHET, Raquel. (Orgs.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
MIGNOLO, Walter. COLONIALIDADE O lado mais escuro da modernidade. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n° 94, junho/2017.
MINORELLI, Caroline Torres. [et al.]. Vamos Aprender Interdisciplinar: história e geografia (4° ano Ensino Fundamental). São Paulo: Editora SM, 2017.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo: PUC-SP. n° 10, p. 12. 1993.
QUIJANO, Aníbal. A colonialidade do poder e classificação social. In: SOUZA SANTOS, Boaventura e MENESES, Maria Gutierrez [Orgs.]. Epistemologias do Sul. Coimbra: CES, 2009.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista.1ª ed. São Paulo : Companhia das Letras, 2019.
ROSEMBERG, Fluvia; BAZILLI, Chirley & SILVA, Vinícius Baptista da. Racismo nos livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 125-146, 2003.
SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Flecha no tempo. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
SIMAS, Luiz Antônio. Pedrinhas Miudinhas: ensaios sobre ruas, aleias e terreiros. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
SIMAS, Luiz Antônio. Territórios de luta e identidade. In: TEIXEIRA, Carlo Alexandre. (Org.). Rodas dos saberes do Cais do Valongo. Niterói, RJ: Kabula Artes e Projetos, 2015.
SOUZA, Luiz Gustavo Mendel. Descolonizando olhares: metodologia para compreender o negro como um sujeito histórico. In: BUENO, André; CAMPOS, Carlos Eduardo; GONÇALVES, Dilza P. (Org.) Ensino de História: Teorias e Metodologias. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UFMS, 2020. ISBN: 978-65-00-02128-8, 497 pp.
SOUZA SANTOS, Boaventura e MENESES, Maria Gutierrez [orgs.]. Epistemologias do Sul. Coimbra: CES, 2009.
SOUZA SANTOS, Boaventura. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SOUZA SANTOS, Boaventura e MENESES, Maria Gutierrez [Orgs.]. Epistemologias do Sul. Coimbra: CES, 2009.
SOUZA SANTOS, Boaventura. PELA MÃO DE ALICE: O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 4. ed, 1997.
WALSH, Catherine. Interculturalidad Crítica/Pedagogia decolonial. In: Memórias del Seminário Internacional “Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad”, Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional 17-19 de abril de 2007.
Copyright (c) 2021 Fronteiras: Revista Catarinense de História
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.