O sujeito histórico negro para além do epistemicídio

contribuições da literatura decolonial na abordagem da Lei nº 10.639/03 nos livros didáticos

Autores

  • Luiz Gustavo Mendel Souza Universidade Federal Fluminense
  • Flavia Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2021n37.11766

Palavras-chave:

Livro didático, Lei nº 10.639/03, Decolonial

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado do projeto de pesquisa “Debates sobre a Lei nº 10.639/03: Prática e Reflexão sobre História e Cultura Africana e Afro-brasileira em Campos dos Goytacazes”. O trabalho foi pautado em pesquisas realizadas com livros didáticos da rede municipal de Campos dos Goytacazes e sua abordagem sobre a Lei nº 10.639/03. A análise focou-se nos capítulos onde aparecem conteúdos sobre História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos livros didáticos da rede municipal. O motor principal para a construção deste trabalho é a busca pela representação do negro dentro dos livros didáticos. Para isso formulamos a seguinte questão: a História da África e da cultura afro-brasileira seria retratada apenas pela ótica da escravidão nas páginas dos livros didáticos? Partimos desse questionamento e de um diálogo com a literatura decolonial.

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Publicado

28-07-2021

Como Citar

SOUZA, Luiz Gustavo Mendel; PEREIRA DOS SANTOS, Flavia. O sujeito histórico negro para além do epistemicídio: contribuições da literatura decolonial na abordagem da Lei nº 10.639/03 nos livros didáticos. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 37, p. 61–79, 2021. DOI: 10.36661/2238-9717.2021n37.11766. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/11766. Acesso em: 6 mar. 2025.