O ensino da temática indígena nas escolas da rede pública de Ponta Porã/MS

  • Elizabeth Vieira Macena Rede de estadual de ensino de Mato Grosso do sul- SED/MS
  • BEATRIZ DOS SANTOS LANDA

Resumo

O presente estudo apresenta os dados coletados por meio de questionário aplicado aos/as professores/as de História da Rede Pública de Ponta Porã/MS da Educação Básica referente ao ensino da temática indígena no Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e Ensino Médio. Buscou-se compreender e avaliar como a Lei 11.645/2008 que estabelece a inclusão no currículo de história e cultura indígena vem sendo ou não implementada pelos/as docentes de História nas escolas selecionadas da rede pública da Educação básica do município de Ponta Porã/MS. Entre os objetivos específicos previstos no questionário constavam reconhecer as principais dificuldades apontadas por professores/as para inserir a temática indígena na oferta da disciplina, verificar as metodologias selecionadas, e identificar os recursos e materiais didáticos eleitos para mediar o conhecimento sobre os povos indígenas. Apoiados nos estudos do grupo Modernidade/Colonialidade analisamos as perspectivas dos/as professores/as e como esta temática pode construir espaços interculturais e práticas decoloniais ao posicionar a História destes povos em igualdade de posição à História eurocentrada.

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Publicado
18-12-2019
Como Citar
MACENA, E.; LANDA, B. O ensino da temática indígena nas escolas da rede pública de Ponta Porã/MS. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 34, p. 100-114, 18 dez. 2019.