Lugares de memória e ressignificação cultural na Terra Indígena Toldo Pinhal

  • Jéssica Alberti Giaretta Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Jaisson Teixeira Lino Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Palavras-chave: Populações indígenas, Índios

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos culturais fundamentais para a consecução da demarcação da Terra Indígena Toldo Pinhal, localizada no município de Seara, na região oeste de Santa Catarina. Utilizando-se de variadas fontes bibliográficas e audiovisuais, reflete-se aqui sobre os elementos identitários culturais que foram acionados pela referida comunidade indígena na luta pela afirmação de direitos básicos, como o acesso à terra e a manutenção de traços culturais críticos para a manutenção do “ser Kaingang”. Deste modo, apresentam-se lugares de memória distribuídos na paisagem juntamente com demais atividades culturais, com destaque para as semanas culturais. Por fim, reafirma-se que a mobilidade territorial é parte de um todo cultural deste povo, contrariando as ideias de parte dos não-indígenas que associam “nomadismo” com “ausência de apego a terra”.

Palavras-Chave: história indígena, Kaingang, terra indígena, lugares de memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Alberti Giaretta, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduada em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC.

Jaisson Teixeira Lino, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC. Pós-doutor em Arqueologia pela Universidade de Amsterdã, Holanda. Email: lino@uffs.edu.br.

Publicado
22-10-2018
Como Citar
GIARETTA, J.; LINO, J. Lugares de memória e ressignificação cultural na Terra Indígena Toldo Pinhal. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 31, p. 124-137, 22 out. 2018.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)