MOBILIDADE COTIDIANA E ACESSIBILIDADE NA CIDADE FRAGMENTADA

O CASO DE RIBEIRÃO PRETO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2448-1092.2022v14n23.13242

Palabras clave:

Cidade média, Mobilidade cotidiana, Acessibilidade urbana, Ribeirão Preto

Resumen

Tomando, como espaço urbano, a cidade de Ribeirão Preto, propomos uma análise da mobilidade quotidiana e das características da acessibilidade no que chamamos de cidade fragmentada. Para tanto, articulando o singular e o universal, estabelecemos as bases teóricas para mostrar como se dá a mobilidade na cidade, demonstrando sua estruturação urbana e seu papel na rede urbana brasileira. A base de dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas foi importante para conformar a multicentralidade urbana, elemento metodológico ao qual se somaram outros igualmente importantes, como as entrevistas e as enquetes aplicadas segundo critérios pré-estabelecidos, e dados sobre as características dos entornos dos imóveis e a renda média das famílias, valorizando-se o mapeamento dos elementos estudados. Os resultados, abordados a partir da voz dos entrevistados, mostram a dinâmica da mobilidade urbana em Ribeirão Preto nas diferentes partes que estruturam a cidade. Nas conclusões, mostramos como a combinação entre os diferentes elementos estudados espelham a dinâmica urbana em termos de diferenciação socioespacial.

Publicado

21-12-2022

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

SAVÉRIO SPOSITO, Eliseu; DE MOURA LACERDA TEIXEIRA, Vanessa; ANASTÁCIO ALVES DA SILVA, Késia. MOBILIDADE COTIDIANA E ACESSIBILIDADE NA CIDADE FRAGMENTADA: O CASO DE RIBEIRÃO PRETO. Cidades, Brasil, v. 14, n. 23, p. 136–160, 2022. DOI: 10.36661/2448-1092.2022v14n23.13242. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/cidades/article/view/13242. Acesso em: 11 mar. 2025.

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