AS INTERPRETAÇÕES F UNCIONALISTAS E AS INTERPRETAÇÕES SIMBÓLICAS DA CIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2448-1092.2004v1n1.12529

Palavras-chave:

comunicação, criatividade, lugares centrais, marketing urbano, multiculturalidade, simbolismo, teoria das cidades, urbanidade, cidade

Resumo

A teoria das cidades foi, em primeiro lugar, funcionalista: ela insistia sobre o papel da cidade como lugar central; ela mostrava, em seguida, que as cidades eram os comutadores sobre as redes de comunicação, o que abriu caminho às abordagens culturais. Tais abordagens sublinham a dimensão simbólica da cidade, que une as pessoas que nela habitam; mostram que as formas de comunicação que aí se desenvolvem são geradoras de urbanidade e acentuam a criatividade que ocorre na cidade. As cidades foram, sempre, multiculturais, mas a globalização acentua esse caráter. Num mundo onde a competição entre os lugares está mais viva, a cultura torna-se um dos argumentos fundamentais do marketing urbano.

Publicado

17-08-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CLAVAL, Paul. AS INTERPRETAÇÕES F UNCIONALISTAS E AS INTERPRETAÇÕES SIMBÓLICAS DA CIDADE. Revista Cidades, Brasil, v. 1, n. 1, p. 31–63, 2021. DOI: 10.36661/2448-1092.2004v1n1.12529. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/cidades/article/view/12529. Acesso em: 11 mar. 2025.