CONSUMERSCAPES E A LÓGICA DO CONSUMO EM LOCAIS DE COMPRA.

Palavras-chave: Paisagens do consumidor, Teoria da Cultura do Consumo, projetos do consumidor,, Recursos culturais, Estratégia comercial

Resumo

Neste artigo faz-se uma abordagem do comércio urbano centrada no consumidor, alargando o quadro conceptual da Teoria da Cultura do Consumo (TCC), concebido por Eric Arnould para as lojas, às áreas comerciais da cidade. O objetivo consiste em mostrar a importância das representações das áreas comerciais forjadas pelos consumidores na compreensão da dimensão cultural dos lugares de compra, bem como o seu papel na vida quotidiana. Neste contexto, começamos por fazer uma breve apresentação da TCC e do seu potencial na avaliação dos espaços comerciais como interfaces de recursos culturais. O problema é depois discutido tanto do ponto de vista teórico como empírico, apoiando-nos para o efeito nas perceções dos consumidores sobre o bairro das Colinas do Cruzeiro, localizado nos subúrbios da cidade de Lisboa.

Biografia do Autor

Herculano Cachinho, Universidade de Lisboa - ULisboa

IGOT - Universidade de Lisboa - ULisboa

Publicado
13-01-2021