CONSUMERSCAPES E A LÓGICA DO CONSUMO EM LOCAIS DE COMPRA.
Resumo
Neste artigo faz-se uma abordagem do comércio urbano centrada no consumidor, alargando o quadro conceptual da Teoria da Cultura do Consumo (TCC), concebido por Eric Arnould para as lojas, às áreas comerciais da cidade. O objetivo consiste em mostrar a importância das representações das áreas comerciais forjadas pelos consumidores na compreensão da dimensão cultural dos lugares de compra, bem como o seu papel na vida quotidiana. Neste contexto, começamos por fazer uma breve apresentação da TCC e do seu potencial na avaliação dos espaços comerciais como interfaces de recursos culturais. O problema é depois discutido tanto do ponto de vista teórico como empírico, apoiando-nos para o efeito nas perceções dos consumidores sobre o bairro das Colinas do Cruzeiro, localizado nos subúrbios da cidade de Lisboa.
CIDADES está licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A revista não promoverá nenhuma forma de remuneração por direitos autorais e os autores e autoras, ao submeterem seus textos, confirmam ciência sobre sua divulgação em acesso aberto. De igual modo, CIDADES não cobrará dos autores e autoras quaisquer taxas de publicação ou revisão. Os autores e autoras são detentores dos direitos autorais dos textos publicados na revista.