CONSUMERSCAPES E A LÓGICA DO CONSUMO EM LOCAIS DE COMPRA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2448-1092.2014v11n18.11995

Palavras-chave:

Paisagens do consumidor, Teoria da Cultura do Consumo, projetos do consumidor,, Recursos culturais, Estratégia comercial

Resumo

Neste artigo faz-se uma abordagem do comércio urbano centrada no consumidor, alargando o quadro conceptual da Teoria da Cultura do Consumo (TCC), concebido por Eric Arnould para as lojas, às áreas comerciais da cidade. O objetivo consiste em mostrar a importância das representações das áreas comerciais forjadas pelos consumidores na compreensão da dimensão cultural dos lugares de compra, bem como o seu papel na vida quotidiana. Neste contexto, começamos por fazer uma breve apresentação da TCC e do seu potencial na avaliação dos espaços comerciais como interfaces de recursos culturais. O problema é depois discutido tanto do ponto de vista teórico como empírico, apoiando-nos para o efeito nas perceções dos consumidores sobre o bairro das Colinas do Cruzeiro, localizado nos subúrbios da cidade de Lisboa.

Biografia do Autor

  • Herculano Cachinho, Universidade de Lisboa - ULisboa

    IGOT - Universidade de Lisboa - ULisboa

Downloads

Publicado

13-01-2021

Como Citar

CACHINHO, Herculano. CONSUMERSCAPES E A LÓGICA DO CONSUMO EM LOCAIS DE COMPRA. Revista Cidades, Brasil, v. 11, n. 18, 2021. DOI: 10.36661/2448-1092.2014v11n18.11995. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/cidades/article/view/11995. Acesso em: 10 mar. 2025.