MERCADO IMOBILIÁRIO: LOCALIZAÇÃO E AMENIDADES URBANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2448-1092.2015v12n20.11956

Palavras-chave:

Aglomeração, Expansão, Amenidades, Cidade

Resumo

Intentou-se provocar uma discussão a respeito de economia das cidades, inicialmente buscando discussões teóricas nos conceitos dos índices de qualidade de vida construído a partir de três abordagens, Hedônica, de Kahn e dos modelos de escolha discreta. Verificou-se um trade off entre as oportunidades econômicas e as amenidades locais que condicionam a decisão migratória. Existem diferenciais como o reflexo de fenômeno nominal em que o elevado custo de vida nas grandes cidades seria compensado com trabalhadores mais qualificados ou habilidosos se comparados aos de cidades menores. É assumido que os fatores de produção, capital e trabalho, são considerados nos casos de aglomeração espacial e suas economias. Posteriormente, fez-se a análise dessa aglomeração, e suas economias, para verificar a sustentabilidade, nesse caso foram dissecadas as ideias pertinentes aos estilos mais comuns de aglomeração, por fim discutiu-se as abordagens para o desenvolvimento urbano.

Biografia do Autor

  • André Ximenes Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professor na UNEMAT, Tangará da Serra – MT

  • Sonia A. B. Ximenes Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professora na UNEMAT, Tangará da Serra – MT

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Publicado

06-01-2021

Como Citar

MELO, André Ximenes; MELO, Sonia A. B. Ximenes. MERCADO IMOBILIÁRIO: LOCALIZAÇÃO E AMENIDADES URBANAS. Revista Cidades, Brasil, v. 12, n. 20, 2021. DOI: 10.36661/2448-1092.2015v12n20.11956. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/cidades/article/view/11956. Acesso em: 30 abr. 2025.