O estudo do solo e da água a partir da cuia de chimarrão

possibilidades para prática pedagógica no ensino de Ciências

Autores

  • Joisiane da Silva Lemos Costa
  • Daniel da Silva Silveira
  • Júlia Guimarães Neves

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i1.7663

Palavras-chave:

Água;, Chimarrão;, Ensino de Ciências;, Solo

Resumo

Este artigo baseia-se na observação dos ambientes aquáticos da cidade de Mostardas/RS, bem como no hábito cultural do consumo do chimarrão, tradicionalmente cultivado naquela localidade. O objetivo deste estudo foi compreender a possível elaboração de novos métodos de aprendiza­gem sobre o solo e a água, utilizando a cuia de chimarrão como tema gerador da prática pedagógica. A pesquisa foi realizada com 20 estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública. A metodologia da pesquisa consistiu na organização de uma Unidade de Aprendizagem dividida em quatro momentos: a cuia de chimarrão na minha casa / da terra para as nossas mãos: o estudo do solo / das nossas águas ao nosso chimarrão: o estudo da água / e a roda de chimarrão: natureza e cultura nas aulas de ciências. Partindo da prática pedagógica, estabeleceram-se compreensões acerca do tema gerador contextualizadas com o ensino de Ciências, bem como os conteúdos sobre solo e água. Destarte, este trabalho permitiu concluir que os conteúdos curriculares podem ser estudados em diálogo com temas geradores vinculados à realidade dos estudantes, resultando na interação destes em uma busca por novos saberes, além de desafiar o professor a repensar sua prática pedagógica no ensino de Ciências.

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Publicado

19-06-2018

Como Citar

COSTA, Joisiane da Silva Lemos; SILVEIRA, Daniel da Silva; NEVES, Júlia Guimarães. O estudo do solo e da água a partir da cuia de chimarrão: possibilidades para prática pedagógica no ensino de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.36661/2595-4520.2018v1i1.7663. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7663. Acesso em: 12 mar. 2025.