O estudo do solo e da água a partir da cuia de chimarrão

possibilidades para prática pedagógica no ensino de Ciências

  • Joisiane da Silva Lemos Costa
  • Daniel da Silva Silveira
  • Júlia Guimarães Neves
Palavras-chave: Água;, Chimarrão;, Ensino de Ciências;, Solo

Resumo

Este artigo baseia-se na observação dos ambientes aquáticos da cidade de Mostardas/RS, bem como no hábito cultural do consumo do chimarrão, tradicionalmente cultivado naquela localidade. O objetivo deste estudo foi compreender a possível elaboração de novos métodos de aprendiza­gem sobre o solo e a água, utilizando a cuia de chimarrão como tema gerador da prática pedagógica. A pesquisa foi realizada com 20 estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública. A metodologia da pesquisa consistiu na organização de uma Unidade de Aprendizagem dividida em quatro momentos: a cuia de chimarrão na minha casa / da terra para as nossas mãos: o estudo do solo / das nossas águas ao nosso chimarrão: o estudo da água / e a roda de chimarrão: natureza e cultura nas aulas de ciências. Partindo da prática pedagógica, estabeleceram-se compreensões acerca do tema gerador contextualizadas com o ensino de Ciências, bem como os conteúdos sobre solo e água. Destarte, este trabalho permitiu concluir que os conteúdos curriculares podem ser estudados em diálogo com temas geradores vinculados à realidade dos estudantes, resultando na interação destes em uma busca por novos saberes, além de desafiar o professor a repensar sua prática pedagógica no ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
19-06-2018
Como Citar
COSTA, J.; SILVEIRA, D.; NEVES, J. O estudo do solo e da água a partir da cuia de chimarrão. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 1, 19 jun. 2018.