Ciências e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias: um estudo sobre as potencialidades de um currículo interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15340

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Currículo, Ensino médio, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo teve o objetivo de analisar os resultados e discussões sobre o conceito de interdisciplinaridade e currículo, além das habilidades, as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as específicas das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio, estabelecendo suas relações com a interdisciplinaridade. Iniciamos o trabalho nos debruçando sobre o conceito de interdisciplinaridade e seu papel no currículo. Na sequência, a pesquisa avança para a investigação da interdisciplinaridade nas habilidades da BNCC. Como resultado, podemos confirmar que a BNCC apresenta em suas competências e habilidades enfoque interdisciplinar. Em contrapartida, o documento não mostra orientações para que os docentes de diferentes áreas possam dialogar e planejar um trabalho interdisciplinar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kelly Medeiros dos Santos, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Cerro Largo

    Mestra em Ensino de Ciências, PPGEC, UFFS, campus Cerro Largo

  • Erica do Espirito Santo Hermel, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Cerro Largo
    Professora Associada - UFFS/campus Cerro Largo. Professora permanente - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC): Mestrado em Ensino de Ciências. Coordenadora Adjunta dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura. Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Ciências "Ciência é 10!". Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM).  

Downloads

Publicado

16-12-2025

Como Citar

SANTOS, Kelly Medeiros dos; HERMEL, Erica do Espirito Santo. Ciências e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias: um estudo sobre as potencialidades de um currículo interdisciplinar. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e15340, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.15340. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/15340. Acesso em: 25 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)