Modelos didáticos como instrumentos para o aprendizado na área de botânica
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14378Palavras-chave:
Ensino de botânica, Ensino-aprendizagem, Metodologia de ensinoResumo
Os recursos didáticos são considerados uma das metodologias mais utilizadas para motivar e contribuir com a aprendizagem significativa e inclusiva de conteúdos da área de Botânica. Este estudo objetivou desenvolver modelos didáticas no intuito de promover maior aproximação e compreensão dos conteúdos científicos, desde níveis microscópicos e macroscópicos na área de botânica. Os assuntos norteadores dos modelos foram das áreas da citologia e fisiologia vegetal. Os modelos didáticos confeccionados foram utilizados nos semestres letivos a partir de 2022 em vários Cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A construção de modelos didáticos utilizou variados materiais, especialmente os reutilizáveis e recicláveis. Observou-se neste estudo que, a utilização de todos os modelos didáticos atingiu o propósito, contribuindo para auxiliar e/ou facilitar na aprendizagem dos diversos conteúdos nas mais variadas Disciplinas na área de Botânica, sendo positivas para o processo de ensino-aprendizagem, independente do curso utilizado. Assim, percebeu-se uma relevante obtenção de conhecimentos quanto aos conteúdos específicos dos componentes curriculares, contribuindo no rendimento acadêmico e promovendo uma aproximação do aluno com o contexto que foi transmitido o conhecimento.
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