Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade

  • Daiane Ferreira Arantes Beraldo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
  • Lucas Oliveira Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
  • Tiago Emanuel Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
  • Thomas do Vale Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
  • Silvane Vestena Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus São Gabriel
Palavras-chave: Educação ambiental, Ensino, Sustentabilidade

Resumo

A educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para a conquista de uma sociedade sustentável. O objetivo do trabalho foi sensibilizar a comunidade de quatro Instituições Públicas de Ensino no município de Formiga/MG para a sustentabilidade ambiental, por meio do enfoque na educação ambiental. Para tanto, foram realizadas palestras sobre: destino e aproveitamento do lixo, preservação de recursos hídricos, sustentabilidade e biodiversidade e hortas orgânicas. Constatou-se uma excelente participação nas palestras nas quatro instituições públicas de ensino e, os resultados mostraram melhoria nos debates sobre educação ambiental, destacando a participação das mesmas com ampliação dos seus conhecimentos e uma sensibilização dos envolvidos na preservação do meio ambiente por meio de ações práticas que visam redução, recuperação, reutilização e reciclagem de resíduos, assim como a destinação correta dos resíduos contaminantes. Ainda, é importante considerar os alunos como multiplicadores dos conhecimentos sobre as questões ambientais e procurar integrar a comunidade utilizando a temática ambiental.

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Biografia do Autor

Daiane Ferreira Arantes Beraldo, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga

Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário de Formiga e graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Centro Universitário de Formiga e Tecnologia em Gestão Financeira pelo IFMG, Campus Formiga.

Lucas Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga

Graduando em Ciência da Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga

Tiago Emanuel Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga

Graduando em Ciência da Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga.

Thomas do Vale, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga

Graduando em Ciência da Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga.

Silvane Vestena, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus São Gabriel

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria; mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; doutora em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa e atualmente é docente pela Universidade Federal do Pampa - Campus São Gabriel.

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Publicado
16-03-2022
Como Citar
BERALDO, D.; SILVA, L.; RODRIGUES, T.; VALE, T.; VESTENA, S. Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 151-168, 16 mar. 2022.