Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidades

Autores

  • Mariana Paranhos de Oliveira Mestranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências
  • Maria do Rocio Fontoura Teixeira Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12083

Palavras-chave:

Educação do campo;, Biblioteca escolar;, Ensino de ciências.

Resumo

Este estudo teve como premissa principal apresentar a importância e as possibilidades que uma biblioteca escolar do campo possui, atentando para as especificidades da identidade do campo e a riqueza cultural que esse espaço produz. Para tanto, as reflexões apresentadas neste artigo são oriundas de uma revisão bibliográfica e das respostas de educandos do 3º aos 5º anos para a aplicação de uma entrevista estruturada sobre a importância da biblioteca escolar numa escola do campo. Os resultados, da análise realizada, evidenciaram que a união dos saberes campesinos empíricos e dos conhecimentos captados em sala de aula e biblioteca é potente e enriquecedora, gerando uma aprendizagem realmente significativa e colaborativa.

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Publicado

05-02-2021

Como Citar

Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidades. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 159–169, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12083. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12083. Acesso em: 1 mar. 2025.