Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidades

  • Mariana Paranhos de Oliveira Mestranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências
  • Maria do Rocio Fontoura Teixeira Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências
Palavras-chave: Educação do campo;, Biblioteca escolar;, Ensino de ciências.

Resumo

Este estudo teve como premissa principal apresentar a importância e as possibilidades que uma biblioteca escolar do campo possui, atentando para as especificidades da identidade do campo e a riqueza cultural que esse espaço produz. Para tanto, as reflexões apresentadas neste artigo são oriundas de uma revisão bibliográfica e das respostas de educandos do 3º aos 5º anos para a aplicação de uma entrevista estruturada sobre a importância da biblioteca escolar numa escola do campo. Os resultados, da análise realizada, evidenciaram que a união dos saberes campesinos empíricos e dos conhecimentos captados em sala de aula e biblioteca é potente e enriquecedora, gerando uma aprendizagem realmente significativa e colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
05-02-2021
Como Citar
PARANHOS DE OLIVEIRA, M.; DO ROCIO FONTOURA TEIXEIRA, M. Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidades. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 159-169, 5 fev. 2021.