Quebrando com padrões de beleza na escola a partir do conteúdo de Funções Inorgânicas: uma proposta didática Química antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n2.13960

Palavras-chave:

educação antirracista, ensino de Química, direitos humanos, funções inorgânicas

Resumo

A escola ainda reforça estereótipos que acentuam o preconceito e o racismo contra o corpo e, principalmente, o cabelo negro. Por isso, é preciso pensar na influência que esse espaço traz ao contribuir com ampliação e reprodução desses discursos. Em razão a isto, objetivamos propor uma Sequência Didática que estabeleça uma relação entre conhecimentos científicos e as relações étnico-raciais. A atividade proposta consiste em rodas de conversa mediante o uso de situações-problema e leitura de rótulos que podem ser desenvolvidas em turmas de Ensino Médio, com o objetivo de estabelecer correlações entre o conteúdo químico de Funções Inorgânicas através do padrão de beleza e a cultura do alisamento. Diante disso, este trabalho pode colaborar com a (re)construção da aprendizagem, desenvolvimento das identidades sociais, bem como favorecer o processo de humanização dos estudantes, viabilizando a efetivação da Lei Federal 10.639/03, o empoderamento negro e a formação do cidadão através de uma prática antirracista.

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Publicado

09-07-2024

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

DI PACE, Rita de Cássia Silva; ONOFRE, Eduardo Gomes; SANTOS, Keliana Dantas. Quebrando com padrões de beleza na escola a partir do conteúdo de Funções Inorgânicas: uma proposta didática Química antirracista. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 2, p. 226–240, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n2.13960. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13960. Acesso em: 11 mar. 2025.