Quebrando com padrões de beleza na escola a partir do conteúdo de Funções Inorgânicas: uma proposta didática Química antirracista

Palavras-chave: educação antirracista, ensino de Química, direitos humanos, funções inorgânicas

Resumo

A escola ainda reforça estereótipos que acentuam o preconceito e o racismo contra o corpo e, principalmente, o cabelo negro. Por isso, é preciso pensar na influência que esse espaço traz ao contribuir com ampliação e reprodução desses discursos. Em razão a isto, objetivamos propor uma Sequência Didática que estabeleça uma relação entre conhecimentos científicos e as relações étnico-raciais. A atividade proposta consiste em rodas de conversa mediante o uso de situações-problema e leitura de rótulos que podem ser desenvolvidas em turmas de Ensino Médio, com o objetivo de estabelecer correlações entre o conteúdo químico de Funções Inorgânicas através do padrão de beleza e a cultura do alisamento. Diante disso, este trabalho pode colaborar com a (re)construção da aprendizagem, desenvolvimento das identidades sociais, bem como favorecer o processo de humanização dos estudantes, viabilizando a efetivação da Lei Federal 10.639/03, o empoderamento negro e a formação do cidadão através de uma prática antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
09-07-2024
Como Citar
DI PACE, R. DE C.; ONOFRE, E.; SANTOS, K. Quebrando com padrões de beleza na escola a partir do conteúdo de Funções Inorgânicas: uma proposta didática Química antirracista. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 2, p. 226-240, 9 jul. 2024.
Seção
Propostas Didáticas