O Ensino de Química a partir de problemas: Um Estudo de Caso abordando a temática consumo de água em uma turma de 1º ano do Ensino Médio

Palavras-chave: Metodologias ativas, Aprendizagem em Química, Conceitos químicos, Estratégias de ensino

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo de caso intitulado “O poço de Seu José” aplicado em uma turma de 1° Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada no município de Aparecida/PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória que tem como objetivo avaliar a eficácia do estudo de caso como proposta de um ensino de Química inovador e provocativo para o estudante e aplicada durante a fase de avaliação das temáticas: substâncias, misturas e separação de misturas. Para aplicação do estudo de caso foi elaborada uma sequência didática organizada em quatro momentos, cada um correspondente a 90 minutos de hora/aula. Neste estudo foram exploradas as potencialidades da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) abordadas a partir da temática “consumo de água”. Os resultados mostraram que a exploração da temática no Ensino de Química a partir do estudo de caso possibilitou maior engajamento e motivação dos estudantes para a aprendizagem de conceitos químicos. O trabalho em grupo e a postura dos estudantes através da apresentação dos argumentos elaborados por eles foram alguns dos aspectos que confirmam a potencialidade do ensino de Química através do estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-08-2024
Como Citar
GOMES DA SILVA, M.; ONOFRE, E.; JÚNIOR, A. I. O Ensino de Química a partir de problemas: Um Estudo de Caso abordando a temática consumo de água em uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Revista Insignare Scientia, v. 7, n. 2, p. 1-17, 27 ago. 2024.