Research in Basic Education: a teaching perspective from Science Fairs in Mato Grosso do Sul

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14383

Keywords:

Scientific research, Basic education, Educational institutions, Government, Science fair

Abstract

This study investigates the impacts of scientific research on the learning process of basic education (BE) students and the role of public agencies. Aspects related to the experience of teachers as research project advisors, their challenges, the role of authorities, and how the development of research and participation in science fairs contribute to the teaching-learning process of students are explored. Data collection was carried out through interviews with teachers who supervise research projects in elementary, middle, and technical education in public and private institutions in the state of Mato Grosso do Sul. The results indicate a positive perception of student involvement in research initiatives, with clear signs of scientific maturity and the development of professional skills that set them apart from their peers. However, low financial and institutional support from schools and the government for fostering research projects was identified, despite institutions using award-winning works as showcases for the community. Overall, the need to create an environment of incentives and rewards, supported by the government and educational institutions, to promote research in basic education is highlighted.

Downloads

Author Biographies

  • Joshua Augusto Alves Gonçalves, UFSM

    Mestre em Administração Pública na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa em Economia, Políticas e Finanças Públicas (2023); Graduado em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2020); Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhanguera (2016). Fui Estagiário na Energisa MS, na área de Educação e Desenvolvimento (2018-2020); Bolsista de Extensão na UFMS, no qual fiz parte da organização da FETECMS (2016 a 2020) e INTEGRA UFMS (2017-2018); Bolsista FUNDECT, no qual fiz parte da organização do programa Caravana da Ciência (2016 a 2017)

  • Tiana de Paula Assis, UFSM

    Pesquisadora FAPEMIG. Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria, linha de pesquisa em Economia, Políticas e Finanças Públicas (2023). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Desenvolve pesquisas nas áreas de Avaliação de Impacto de Políticas Públicas em Alimentação e Sustentabilidade/Meio ambiente.

  • Estela Maris Giordani, UFSM

    Pedagoga com Habilitação em Educação de Excepcionais pela Universidade de Passo Fundo (1989), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria, pesquisadora e Parecerista ad hoc da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES e da Revista Saber Humano. Membro da Diretoria - conselho deliberativo da Associação Brasileira de Ontopsicologia. Líder do Grupo Pesquisa CNPq Pedagogia Ontopsicológica. Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Administração Pública PPGAP/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente, Formação de Pais. Atuando principalmente com os temas: formação docente e de pais, interdisciplinaridade, práticas pedagógicas inovadoras e pedagogia Ontopsicológica.

  • Ivo Leite Filho, UFMS

    Licenciado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), com Mestrado em Educação no Grupo de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Desenvolveu diversos projetos de iniciação científica na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, como o Clube de Ciências e Cultura Paiaguás (1988-2000) e depois na Estação Ciência-USP o Projeto Circuito Ciência (1999-2003). Gerenciou o projeto de ampliação e reforma da exposição científica financiada pela Fundação Vitae. Colaborou diretamente na organização da FEBRACE-Feira Brasileira de Ciências e Engenharia/EPUSP (2003-2005). Foi consultor para o MEC/UNESCO junto ao Programa FENACEB-Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (2005-2007). Tem experiência na área de ensino de ciências, assim como de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: atividades de pesquisa no Ensino Fundamental e Médio, projeto de iniciação científica, atividades científicas, orientação para pesquisa, elaboração de resumos de trabalhos científicos e escola pública e a pesquisa. Atua como consultor para formação de professores nas orientações de projetos de pesquisas para ensino de educação infantil, fundamental I e II, Médio e técnico. Atua diretamente com Método do Curiosismo-Exploratório como estratégias na Educação Científica para jovens. Coordena desde 2011 a FETECMS-Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, FETECCMS Junior e EXPOCIÊNCIA CENTRO-OESTE. Esteve como um dos integrantes do Programa de Cooperação Internacional STEM (Newton Fund) e British Council (2015). Foi Coordenador do Programa Novos Talentos (CAPES) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de 2014-2016. Tem no curriculum diversas premiações por Instituições e órgãos em função das atividades com estudantes da educação infantil, fundamental e médio. Atua nas disciplinas de Fundamentos de Ensino, Estágios Obrigatórios, Monografias. Está cadastrado como Avaliadores "ad-hoc" no banco de dados do INEP para avaliação de curso. Foi coordenador do Programa de Mestrado Profissional PROFQUI (2017-2018). No ano de 2019 esteve como Coordenador Geral da Popularização do Ministério de Ciência, Tecnologias, Comunicações e Inovações (MCTIC). Em 2021 assumiu a Tutoria do Programa PET Química no Instituto de Química da UFMS. Atualmente também é o coordenador administrativo Programa Institucional Trilha Rupestre UFMS: Inovações e Tecnologias Sociais a Bioeconomia na perspectiva do Arqueoturismo. 

Published

18-02-2025

How to Cite

GONÇALVES, Joshua Augusto Alves; ASSIS, Tiana de Paula; GIORDANI, Estela Maris; FILHO, Ivo Leite. Research in Basic Education: a teaching perspective from Science Fairs in Mato Grosso do Sul. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14383, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14383. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14383. Acesso em: 2 apr. 2025.