Investigación en Educación Básica: una perspectiva docente desde las Ferias de Ciencias de Mato Grosso do Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14383

Palabras clave:

Iniciación Científica, Educación básica, Instituciones de enseñanza, Gobierno, Feria de Ciencias

Resumen

Este estudio investiga los impactos de la investigación científica en el proceso de aprendizaje de los estudiantes de educación básica (EB) y el papel de los organismos públicos. Se exploran aspectos relacionados con la experiencia de los profesores como orientadores de proyectos de investigación, sus desafíos, el papel de las autoridades y cómo el desarrollo de investigaciones y la participación en ferias de ciencias contribuyen al proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas con profesores que supervisan proyectos de investigación en la educación primaria, secundaria y técnica en instituciones públicas y privadas del estado de Mato Grosso do Sul. Los resultados indican una percepción positiva del involucramiento de los estudiantes en iniciativas de investigación, con signos claros de madurez científica y desarrollo de habilidades profesionales que los destacan en relación con sus pares. Sin embargo, se identificó un bajo apoyo financiero e institucional por parte de las escuelas y el gobierno para fomentar los proyectos de investigación, a pesar de que las instituciones utilizan trabajos premiados como vitrinas para la comunidad. En general, se destaca la necesidad de crear un ambiente de incentivos y recompensas, apoyado por el gobierno y las instituciones educativas, para promover la investigación en la educación básica.

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Biografía del autor/a

  • Joshua Augusto Alves Gonçalves, UFSM

    Mestre em Administração Pública na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa em Economia, Políticas e Finanças Públicas (2023); Graduado em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2020); Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhanguera (2016). Fui Estagiário na Energisa MS, na área de Educação e Desenvolvimento (2018-2020); Bolsista de Extensão na UFMS, no qual fiz parte da organização da FETECMS (2016 a 2020) e INTEGRA UFMS (2017-2018); Bolsista FUNDECT, no qual fiz parte da organização do programa Caravana da Ciência (2016 a 2017)

  • Tiana de Paula Assis, UFSM

    Pesquisadora FAPEMIG. Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria, linha de pesquisa em Economia, Políticas e Finanças Públicas (2023). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Desenvolve pesquisas nas áreas de Avaliação de Impacto de Políticas Públicas em Alimentação e Sustentabilidade/Meio ambiente.

  • Estela Maris Giordani, UFSM

    Pedagoga com Habilitação em Educação de Excepcionais pela Universidade de Passo Fundo (1989), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria, pesquisadora e Parecerista ad hoc da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES e da Revista Saber Humano. Membro da Diretoria - conselho deliberativo da Associação Brasileira de Ontopsicologia. Líder do Grupo Pesquisa CNPq Pedagogia Ontopsicológica. Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Administração Pública PPGAP/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente, Formação de Pais. Atuando principalmente com os temas: formação docente e de pais, interdisciplinaridade, práticas pedagógicas inovadoras e pedagogia Ontopsicológica.

  • Ivo Leite Filho, UFMS

    Licenciado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), com Mestrado em Educação no Grupo de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Desenvolveu diversos projetos de iniciação científica na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, como o Clube de Ciências e Cultura Paiaguás (1988-2000) e depois na Estação Ciência-USP o Projeto Circuito Ciência (1999-2003). Gerenciou o projeto de ampliação e reforma da exposição científica financiada pela Fundação Vitae. Colaborou diretamente na organização da FEBRACE-Feira Brasileira de Ciências e Engenharia/EPUSP (2003-2005). Foi consultor para o MEC/UNESCO junto ao Programa FENACEB-Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (2005-2007). Tem experiência na área de ensino de ciências, assim como de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: atividades de pesquisa no Ensino Fundamental e Médio, projeto de iniciação científica, atividades científicas, orientação para pesquisa, elaboração de resumos de trabalhos científicos e escola pública e a pesquisa. Atua como consultor para formação de professores nas orientações de projetos de pesquisas para ensino de educação infantil, fundamental I e II, Médio e técnico. Atua diretamente com Método do Curiosismo-Exploratório como estratégias na Educação Científica para jovens. Coordena desde 2011 a FETECMS-Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, FETECCMS Junior e EXPOCIÊNCIA CENTRO-OESTE. Esteve como um dos integrantes do Programa de Cooperação Internacional STEM (Newton Fund) e British Council (2015). Foi Coordenador do Programa Novos Talentos (CAPES) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de 2014-2016. Tem no curriculum diversas premiações por Instituições e órgãos em função das atividades com estudantes da educação infantil, fundamental e médio. Atua nas disciplinas de Fundamentos de Ensino, Estágios Obrigatórios, Monografias. Está cadastrado como Avaliadores "ad-hoc" no banco de dados do INEP para avaliação de curso. Foi coordenador do Programa de Mestrado Profissional PROFQUI (2017-2018). No ano de 2019 esteve como Coordenador Geral da Popularização do Ministério de Ciência, Tecnologias, Comunicações e Inovações (MCTIC). Em 2021 assumiu a Tutoria do Programa PET Química no Instituto de Química da UFMS. Atualmente também é o coordenador administrativo Programa Institucional Trilha Rupestre UFMS: Inovações e Tecnologias Sociais a Bioeconomia na perspectiva do Arqueoturismo. 

Publicado

18-02-2025

Cómo citar

GONÇALVES, Joshua Augusto Alves; ASSIS, Tiana de Paula; GIORDANI, Estela Maris; FILHO, Ivo Leite. Investigación en Educación Básica: una perspectiva docente desde las Ferias de Ciencias de Mato Grosso do Sul. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14383, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14383. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14383. Acesso em: 2 apr. 2025.