A pesquisa na Educação Básica: um olhar docente a partir das Feiras de Ciências em Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14383

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Educação Básica, Instituições de ensino, Governo, Feira de Ciências

Resumo

Este estudo investiga os impactos da pesquisa científica no processo de aprendizagem de alunos da educação básica (EB) e o papel dos órgãos públicos. São explorados aspectos relacionados à experiência dos professores como orientadores de projetos de pesquisa, seus desafios, o papel das autoridades e como o desenvolvimento de pesquisas e a participação em feiras de ciências contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com professores orientadores de projetos de pesquisa no ensino fundamental, médio e técnico de instituições públicas e privadas do estado do Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam uma percepção positiva do envolvimento dos alunos em iniciativas de pesquisa, com sinais claros de amadurecimento científico e desenvolvimento de habilidades profissionais que os destacam em relação aos seus pares. No entanto, foi identificado um baixo apoio financeiro e institucional por parte das escolas e do governo para fomentar os projetos de pesquisa, apesar de as instituições utilizarem trabalhos premiados como vitrine para a comunidade. De forma geral, destaca-se a necessidade de criar um ambiente de incentivos e recompensas, apoiado pelo governo e pelas instituições de ensino, para promover a pesquisa na educação básica.

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Biografia do Autor

  • Joshua Augusto Alves Gonçalves, UFSM

    Mestre em Administração Pública na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa em Economia, Políticas e Finanças Públicas (2023); Graduado em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2020); Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhanguera (2016). Fui Estagiário na Energisa MS, na área de Educação e Desenvolvimento (2018-2020); Bolsista de Extensão na UFMS, no qual fiz parte da organização da FETECMS (2016 a 2020) e INTEGRA UFMS (2017-2018); Bolsista FUNDECT, no qual fiz parte da organização do programa Caravana da Ciência (2016 a 2017)

  • Tiana de Paula Assis, UFSM

    Pesquisadora FAPEMIG. Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria, linha de pesquisa em Economia, Políticas e Finanças Públicas (2023). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Desenvolve pesquisas nas áreas de Avaliação de Impacto de Políticas Públicas em Alimentação e Sustentabilidade/Meio ambiente.

  • Estela Maris Giordani, UFSM

    Pedagoga com Habilitação em Educação de Excepcionais pela Universidade de Passo Fundo (1989), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria, pesquisadora e Parecerista ad hoc da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES e da Revista Saber Humano. Membro da Diretoria - conselho deliberativo da Associação Brasileira de Ontopsicologia. Líder do Grupo Pesquisa CNPq Pedagogia Ontopsicológica. Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Administração Pública PPGAP/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente, Formação de Pais. Atuando principalmente com os temas: formação docente e de pais, interdisciplinaridade, práticas pedagógicas inovadoras e pedagogia Ontopsicológica.

  • Ivo Leite Filho, UFMS

    Licenciado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), com Mestrado em Educação no Grupo de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Desenvolveu diversos projetos de iniciação científica na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, como o Clube de Ciências e Cultura Paiaguás (1988-2000) e depois na Estação Ciência-USP o Projeto Circuito Ciência (1999-2003). Gerenciou o projeto de ampliação e reforma da exposição científica financiada pela Fundação Vitae. Colaborou diretamente na organização da FEBRACE-Feira Brasileira de Ciências e Engenharia/EPUSP (2003-2005). Foi consultor para o MEC/UNESCO junto ao Programa FENACEB-Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (2005-2007). Tem experiência na área de ensino de ciências, assim como de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: atividades de pesquisa no Ensino Fundamental e Médio, projeto de iniciação científica, atividades científicas, orientação para pesquisa, elaboração de resumos de trabalhos científicos e escola pública e a pesquisa. Atua como consultor para formação de professores nas orientações de projetos de pesquisas para ensino de educação infantil, fundamental I e II, Médio e técnico. Atua diretamente com Método do Curiosismo-Exploratório como estratégias na Educação Científica para jovens. Coordena desde 2011 a FETECMS-Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, FETECCMS Junior e EXPOCIÊNCIA CENTRO-OESTE. Esteve como um dos integrantes do Programa de Cooperação Internacional STEM (Newton Fund) e British Council (2015). Foi Coordenador do Programa Novos Talentos (CAPES) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de 2014-2016. Tem no curriculum diversas premiações por Instituições e órgãos em função das atividades com estudantes da educação infantil, fundamental e médio. Atua nas disciplinas de Fundamentos de Ensino, Estágios Obrigatórios, Monografias. Está cadastrado como Avaliadores "ad-hoc" no banco de dados do INEP para avaliação de curso. Foi coordenador do Programa de Mestrado Profissional PROFQUI (2017-2018). No ano de 2019 esteve como Coordenador Geral da Popularização do Ministério de Ciência, Tecnologias, Comunicações e Inovações (MCTIC). Em 2021 assumiu a Tutoria do Programa PET Química no Instituto de Química da UFMS. Atualmente também é o coordenador administrativo Programa Institucional Trilha Rupestre UFMS: Inovações e Tecnologias Sociais a Bioeconomia na perspectiva do Arqueoturismo. 

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Publicado

18-02-2025

Como Citar

GONÇALVES, Joshua Augusto Alves; ASSIS, Tiana de Paula; GIORDANI, Estela Maris; FILHO, Ivo Leite. A pesquisa na Educação Básica: um olhar docente a partir das Feiras de Ciências em Mato Grosso do Sul. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14383, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14383. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14383. Acesso em: 29 mar. 2025.