A pesquisa na Educação Básica: um olhar docente a partir das Feiras de Ciências em Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14383Palavras-chave:
Iniciação Científica, Educação Básica, Instituições de ensino, Governo, Feira de CiênciasResumo
Este estudo investiga os impactos da pesquisa científica no processo de aprendizagem de alunos da educação básica (EB) e o papel dos órgãos públicos. São explorados aspectos relacionados à experiência dos professores como orientadores de projetos de pesquisa, seus desafios, o papel das autoridades e como o desenvolvimento de pesquisas e a participação em feiras de ciências contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com professores orientadores de projetos de pesquisa no ensino fundamental, médio e técnico de instituições públicas e privadas do estado do Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam uma percepção positiva do envolvimento dos alunos em iniciativas de pesquisa, com sinais claros de amadurecimento científico e desenvolvimento de habilidades profissionais que os destacam em relação aos seus pares. No entanto, foi identificado um baixo apoio financeiro e institucional por parte das escolas e do governo para fomentar os projetos de pesquisa, apesar de as instituições utilizarem trabalhos premiados como vitrine para a comunidade. De forma geral, destaca-se a necessidade de criar um ambiente de incentivos e recompensas, apoiado pelo governo e pelas instituições de ensino, para promover a pesquisa na educação básica.