A pesquisa na Educação Básica: um olhar docente a partir das Feiras de Ciências em Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14383

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Educação Básica, Instituições de ensino, Governo, Feira de Ciências

Resumo

Este estudo investiga os impactos da pesquisa científica no processo de aprendizagem de alunos da educação básica (EB) e o papel dos órgãos públicos. São explorados aspectos relacionados à experiência dos professores como orientadores de projetos de pesquisa, seus desafios, o papel das autoridades e como o desenvolvimento de pesquisas e a participação em feiras de ciências contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com professores orientadores de projetos de pesquisa no ensino fundamental, médio e técnico de instituições públicas e privadas do estado do Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam uma percepção positiva do envolvimento dos alunos em iniciativas de pesquisa, com sinais claros de amadurecimento científico e desenvolvimento de habilidades profissionais que os destacam em relação aos seus pares. No entanto, foi identificado um baixo apoio financeiro e institucional por parte das escolas e do governo para fomentar os projetos de pesquisa, apesar de as instituições utilizarem trabalhos premiados como vitrine para a comunidade. De forma geral, destaca-se a necessidade de criar um ambiente de incentivos e recompensas, apoiado pelo governo e pelas instituições de ensino, para promover a pesquisa na educação básica.

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Biografia do Autor

  • Joshua Augusto Alves Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestre em Administração Pública na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa em Economia, Políticas e Finanças Públicas (2023); Graduado em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2020); Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhanguera (2016). Fui Estagiário na Energisa MS, na área de Educação e Desenvolvimento (2018-2020); Bolsista de Extensão na UFMS, no qual fiz parte da organização da FETECMS (2016 a 2020) e INTEGRA UFMS (2017-2018); Bolsista FUNDECT, no qual fiz parte da organização do programa Caravana da Ciência (2016 a 2017)

  • Tiana de Paula Assis, Universidade Federal de Santa Maria

    Pesquisadora FAPEMIG. Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria, linha de pesquisa em Economia, Políticas e Finanças Públicas (2023). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Desenvolve pesquisas nas áreas de Avaliação de Impacto de Políticas Públicas em Alimentação e Sustentabilidade/Meio ambiente.

  • Estela Maris Giordani, Universidade Federal de Santa Maria

    Pedagoga com Habilitação em Educação de Excepcionais pela Universidade de Passo Fundo (1989), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria, pesquisadora e Parecerista ad hoc da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES e da Revista Saber Humano. Membro da Diretoria - conselho deliberativo da Associação Brasileira de Ontopsicologia. Líder do Grupo Pesquisa CNPq Pedagogia Ontopsicológica. Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Administração Pública PPGAP/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente, Formação de Pais. Atuando principalmente com os temas: formação docente e de pais, interdisciplinaridade, práticas pedagógicas inovadoras e pedagogia Ontopsicológica.

  • Ivo Leite Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Licenciado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), com Mestrado em Educação no Grupo de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Desenvolveu diversos projetos de iniciação científica na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, como o Clube de Ciências e Cultura Paiaguás (1988-2000) e depois na Estação Ciência-USP o Projeto Circuito Ciência (1999-2003). Gerenciou o projeto de ampliação e reforma da exposição científica financiada pela Fundação Vitae. Colaborou diretamente na organização da FEBRACE-Feira Brasileira de Ciências e Engenharia/EPUSP (2003-2005). Foi consultor para o MEC/UNESCO junto ao Programa FENACEB-Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (2005-2007). Tem experiência na área de ensino de ciências, assim como de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: atividades de pesquisa no Ensino Fundamental e Médio, projeto de iniciação científica, atividades científicas, orientação para pesquisa, elaboração de resumos de trabalhos científicos e escola pública e a pesquisa. Atua como consultor para formação de professores nas orientações de projetos de pesquisas para ensino de educação infantil, fundamental I e II, Médio e técnico. Atua diretamente com Método do Curiosismo-Exploratório como estratégias na Educação Científica para jovens. Coordena desde 2011 a FETECMS-Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, FETECCMS Junior e EXPOCIÊNCIA CENTRO-OESTE. Esteve como um dos integrantes do Programa de Cooperação Internacional STEM (Newton Fund) e British Council (2015). Foi Coordenador do Programa Novos Talentos (CAPES) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de 2014-2016. Tem no curriculum diversas premiações por Instituições e órgãos em função das atividades com estudantes da educação infantil, fundamental e médio. Atua nas disciplinas de Fundamentos de Ensino, Estágios Obrigatórios, Monografias. Está cadastrado como Avaliadores "ad-hoc" no banco de dados do INEP para avaliação de curso. Foi coordenador do Programa de Mestrado Profissional PROFQUI (2017-2018). No ano de 2019 esteve como Coordenador Geral da Popularização do Ministério de Ciência, Tecnologias, Comunicações e Inovações (MCTIC). Em 2021 assumiu a Tutoria do Programa PET Química no Instituto de Química da UFMS. Atualmente também é o coordenador administrativo Programa Institucional Trilha Rupestre UFMS: Inovações e Tecnologias Sociais a Bioeconomia na perspectiva do Arqueoturismo. 

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Publicado

18-02-2025

Como Citar

GONÇALVES, Joshua Augusto Alves; ASSIS, Tiana de Paula; GIORDANI, Estela Maris; FILHO, Ivo Leite. A pesquisa na Educação Básica: um olhar docente a partir das Feiras de Ciências em Mato Grosso do Sul. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14383, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14383. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14383. Acesso em: 5 dez. 2025.