A pesquisa na Educação Básica: um olhar docente a partir das Feiras de Ciências em Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14383Palavras-chave:
Iniciação Científica, Educação Básica, Instituições de ensino, Governo, Feira de CiênciasResumo
Este estudo investiga os impactos da pesquisa científica no processo de aprendizagem de alunos da educação básica (EB) e o papel dos órgãos públicos. São explorados aspectos relacionados à experiência dos professores como orientadores de projetos de pesquisa, seus desafios, o papel das autoridades e como o desenvolvimento de pesquisas e a participação em feiras de ciências contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com professores orientadores de projetos de pesquisa no ensino fundamental, médio e técnico de instituições públicas e privadas do estado do Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam uma percepção positiva do envolvimento dos alunos em iniciativas de pesquisa, com sinais claros de amadurecimento científico e desenvolvimento de habilidades profissionais que os destacam em relação aos seus pares. No entanto, foi identificado um baixo apoio financeiro e institucional por parte das escolas e do governo para fomentar os projetos de pesquisa, apesar de as instituições utilizarem trabalhos premiados como vitrine para a comunidade. De forma geral, destaca-se a necessidade de criar um ambiente de incentivos e recompensas, apoiado pelo governo e pelas instituições de ensino, para promover a pesquisa na educação básica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Joshua Augusto Alves Gonçalves, Tiana de Paula Assis, Estela Maris Giordani, Ivo Leite Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














