Flipped Classroom: analysis of student perceptions before and after a practical workshop

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n2.13959

Keywords:

Flipped classroom, Active methodology, Innovative practice

Abstract

The Flipped Classroom is an active teaching and learning methodology in which students become the protagonists of their own learning. From a theoretical and practical perspective, this study aims to investigate and compare the students' perceptions before and after taking part in the workshop, in order to assess the change in theoretical and practical understanding of the Flipped Classroom. The research is classified as exploratory descriptive, with a mixed approach, carried out using the IRaMuTeQ and Jamovi software. The research subjects are sixteen students from the Mathematics Degree course and data was collected through questionnaires, before and during the workshop held in the first semester of 2023. The results show that the workshop provided an opportunity to understand the methodology, engaged and motivated the students to develop the activities, and provided self-reflection on their future teaching practices. It was concluded that there is a need to expand collective opportunities to discuss innovative teaching practices, as well as to provide undergraduates with theoretical and practical training in active methodologies, such as the Flipped Classroom.

Downloads

Author Biographies

  • Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

    Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Modelagem Matemática (Conceito CAPES 4) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Doutorado em Modelagem Computacional (Conceito CAPES 6) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto D do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e da Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio (Matemática na Prática) - (UAB), edição 2021. Líder do grupo de pesquisa G.A.M.A - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA e Membro dos Grupos de pesquisa: GEPEFORTE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação - UFFS e do grupo de Modelagem aplicada no desenvolvimento e otimização de processos tecnológicos e sistemas dinâmicos de 2014 até o momento atual. Tem experiência na área de modelagem dos fenômenos de transporte, com ênfase em Modelagem de deposição de parafinas em dutos de petróleo. Possui também experiência na modelagem e simulação dos fenômenos de transferência de calor em pavimentos flexíveis. Trabalha com os seguintes métodos numéricos: diferenças Finitas e Volumes Finitos para resolução de equações diferenciais parciais. Também fazem parte de suas pesquisas os temas: Metodologias ativas e aprendizagens ativas no Ensino Superior, uso de tecnologias, Resolução de Problemas, rubricas avaliativas e estatística aplicada.

  • Angelica Cristina Rhoden, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

    Tem experiência na área de agronegócios e administração organizacional, bioecomia e modelagem de sistemas de integração com agricultura. Possui graduação em Gestão do Agronegócio na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus Santo Augusto (2016). Bacharelado em Administração pela Faculdade UNIBF, campus Paraíso do Norte (2020). Possui mestrado acadêmico em Agronegócios pela Universidade Federal de Santa Maria- campus Palmeira das Missões (2018), na linha arranjos organizacionais e competitividade nos agronegócios. Possui doutorado em Extensão Rural e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria, na linha dinâmicas econômicas e organizacionais na agricultura (2023). Pós graduanda em Gestão de Projetos e Tecnologia da Informação (TI) na Instituto Federal do Rio de Janeiro, atuando na área de sistemas de TI para o uso da terra, produção e distribuição de produtos agropecuários. Pesquisa e interesse em determinantes da mudança do uso da terra, bioeconomia, sistemas integrados com agricultura, economia institucional e desenvolvimento territorial. Atua como pesquisadora e agente de inovação no projeto ALI Educação na SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Rio Grande do Sul (Região da Campanha), no âmbito da política de inovação do próprio sistema SEBRAE, para promover o extensionismo tecnológico e estimular o desenvolvimento territorial com a incorporação da inovação sustentável nas práticas educacionais das instituições de ensino.

Published

27-08-2024

How to Cite

BLASS, Leandro; RHODEN, Angelica Cristina; PEREIRA, Pablo Ferreira. Flipped Classroom: analysis of student perceptions before and after a practical workshop. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 2, p. 79–99, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n2.13959. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13959. Acesso em: 16 apr. 2025.