Sala de Aula Invertida: análise das percepções dos estudantes antes e depois de uma oficina prática

Palavras-chave: Sala de Aula Invertida, Metodologia ativa, Prática inovadora

Resumo

A Sala de Aula Invertida é uma metodologia de ensino e aprendizagem ativa, em que os estudantes se tornam protagonistas da própria aprendizagem. Sob uma reflexão teórica e prática, este estudo tem por objetivo investigar e comparar as percepções dos estudantes antes e depois da participação na oficina, a fim de avaliar a mudança na compreensão teórico-prático em relação à Sala de Aula Invertida. A pesquisa é classificada como descritiva exploratória, com abordagem mista, realizada com auxílio dos softwares IRaMuTeQ e Jamovi. Os sujeitos da pesquisa são dezesseis estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e a coleta de dados ocorreu por meio de questionários, antes e durante a oficina realizada no primeiro semestre letivo de 2023. Os resultados apontam que a oficina oportunizou a compreensão da metodologia, engajou e motivou os estudantes em desenvolver as atividades, e proporcionou uma autorreflexão sobre suas futuras práticas pedagógicas. Concluiu-se que existe a necessidade da ampliação de oportunidades coletivas para discussão sobre práticas pedagógicas inovadoras, bem como instrumentalizar os licenciandos de forma teórico-prático diante das metodologias ativas, como pode ser o exemplo da Sala de Aula Invertida.

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Biografia do Autor

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Modelagem Matemática (Conceito CAPES 4) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011). Doutorado em Modelagem Computacional (Conceito CAPES 6) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto D do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e da Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio (Matemática na Prática) - (UAB), edição 2021. Líder do grupo de pesquisa G.A.M.A - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação - UNIPAMPA e Membro dos Grupos de pesquisa: GEPEFORTE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação - UFFS e do grupo de Modelagem aplicada no desenvolvimento e otimização de processos tecnológicos e sistemas dinâmicos de 2014 até o momento atual. Tem experiência na área de modelagem dos fenômenos de transporte, com ênfase em Modelagem de deposição de parafinas em dutos de petróleo. Possui também experiência na modelagem e simulação dos fenômenos de transferência de calor em pavimentos flexíveis. Trabalha com os seguintes métodos numéricos: diferenças Finitas e Volumes Finitos para resolução de equações diferenciais parciais. Também fazem parte de suas pesquisas os temas: Metodologias ativas e aprendizagens ativas no Ensino Superior, uso de tecnologias, Resolução de Problemas, rubricas avaliativas e estatística aplicada.

Angelica Cristina Rhoden, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Tem experiência na área de agronegócios e administração organizacional, bioecomia e modelagem de sistemas de integração com agricultura. Possui graduação em Gestão do Agronegócio na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus Santo Augusto (2016). Bacharelado em Administração pela Faculdade UNIBF, campus Paraíso do Norte (2020). Possui mestrado acadêmico em Agronegócios pela Universidade Federal de Santa Maria- campus Palmeira das Missões (2018), na linha arranjos organizacionais e competitividade nos agronegócios. Possui doutorado em Extensão Rural e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria, na linha dinâmicas econômicas e organizacionais na agricultura (2023). Pós graduanda em Gestão de Projetos e Tecnologia da Informação (TI) na Instituto Federal do Rio de Janeiro, atuando na área de sistemas de TI para o uso da terra, produção e distribuição de produtos agropecuários. Pesquisa e interesse em determinantes da mudança do uso da terra, bioeconomia, sistemas integrados com agricultura, economia institucional e desenvolvimento territorial. Atua como pesquisadora e agente de inovação no projeto ALI Educação na SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Rio Grande do Sul (Região da Campanha), no âmbito da política de inovação do próprio sistema SEBRAE, para promover o extensionismo tecnológico e estimular o desenvolvimento territorial com a incorporação da inovação sustentável nas práticas educacionais das instituições de ensino.

Publicado
27-08-2024
Como Citar
BLASS, L.; RHODEN, A.; PEREIRA, P. Sala de Aula Invertida: análise das percepções dos estudantes antes e depois de uma oficina prática. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 2, p. 79-99, 27 ago. 2024.