Usar ou não usar rubricas? um olhar para as práticas avaliativas a partir dos desempenhos discentes

Palavras-chave: Rubrica; Avaliação; Ensino Superior.

Resumo

O objetivo do artigo é relatar o desenvolvimento das práticas avaliativas adotadas como estratégias docentes ao longo de um conjunto de seis semestres letivos, nos quais três deles foram caracterizados pelo uso de rubricas e três deles não, em uma disciplina de Cálculo Numérico ministrada pelo mesmo professor a diferentes cursos de graduação. A metodologia adotada é mista (quanti-quali), com predominância do viés quantitativo e foco na intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013). Ao todo, foram analisados desempenhos de 305 alunos. Os dados foram tratados por meio da Estatística Descritiva e foi realizado o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis, no qual se constatou diferença nos desempenhos entre os semestres com e sem adoção de rubricas. O pos hoc identificou que apenas o semestre 2017.2 (sem rubricas) não diferiu do semestre 2019.1 (com rubricas). Conclui-se, de forma geral, que os resultados se mostraram favoráveis à adoção de rubricas na avaliação discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa

É graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Possui mestrado em Modelagem Matemática  pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É docente da área de Matemática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé, atuando em diversos cursos de engenharia e licenciaturas. Coordena os projetos “Produção de material didático para o ensino de Equações Diferenciais” e “Implementação dos métodos numéricos estudados na componente curricular de Cálculo numérico com propósito de ser usado como aplicativo de celular”. É membro do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA).

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa

Doutora e Mestre em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Católica de Pelotas, com pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). Atualmente é professora Associada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em Bagé, no Rio Grande do Sul, tendo 21 anos de experiência em docência, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA) e integrante das redes Assessment in Higher Education Network (AHE) e Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). Suas pesquisas estão voltadas para: aprendizagens mediadas por tecnologias, agência e engajamento dos estudantes e avaliação no Ensino Superior. 

Publicado
20-06-2021
Como Citar
BLASS, L.; BRASIL IRALA, V. Usar ou não usar rubricas? um olhar para as práticas avaliativas a partir dos desempenhos discentes. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 4, p. 203-226, 20 jun. 2021.