Planificación de una secuencia de Enseñanza Investigativa para la Licenciatura en Química: una propuesta para una enseñanza contextualizada en la formación inicial de profesores-ciudadanos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13684

Palabras clave:

Secuencia de Enseñanza por Investigación, Formación inicial de profesores de Química, Enseñanza Contextualizada

Resumen

Este estudio presenta y discute una propuesta de enseñanza a desarrollarse en un curso de Licenciatura en Química. La planificación de esta propuesta didáctica se basó en un estudio cualitativo y busca una enseñanza que integre los conocimientos químicos con el contexto, utilizando los aspectos teórico-metodológicos de la Enseñanza por Investigación propuestos por Carvalho. La secuencia planeada explora un caso ficticio basado en hechos reales al abordar problemas de mortandad de peces y de salud en una comunidad local del interior de Bahía. La propuesta sugiere brindar a los estudiantes del curso de Licenciatura en Química la oportunidad de formular, probar y modificar hipótesis y soluciones a partir de la utilización y construcción de conocimientos químicos, relacionándolos con aspectos sociales, políticos, económicos, éticos y ambientales. Creemos que la secuencia investigativa propuesta puede ser utilizada en otros cursos de formación de profesores en Química en distintas regiones de Brasil, siempre y cuando la temática sea relevante y esté relacionada con la realidad de los licenciados involucrados. Para esto, es crucial reconocer que adaptaciones y ajustes deben ser realizados para que se puedan alcanzar los objetivos para los cuales fue elaborada. Además, puede ser adaptada para la enseñanza remota de acuerdo a las necesidades y especificidades de la formación de profesores, dado que está compuesta por textos y datos secundarios.

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Biografía del autor/a

  • Breno de Matos de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    É estudante de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ( UFRB ). Possui ensino-médio-segundo-grau-pelo Colégio Estadual Josefa Soares de Oliveira (2017). Bolsista de Iniciação Científica da FAPESB 2022-2023 com o plano de trabalho: Elaboração de um instrumento para análise de uma Sequência de Ensino Investigativa que apoie a argumentação. Integrante do grupo de pesquisa P3QUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química e Ciências. Foi voluntario do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) 2021-2022. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq 2021-2022 com o plano: Elaboração de uma Sequência de Ensino Investigativa que apoie a argumentação

  • Marina Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Educação pela UFMG e graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da área de Ensino de Química e professora colaboradora da Pós-Graduação Lato Senso Especialização - Educação e Interdisciplinaridade da UFRB. Atuou como professora da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, lecionando para turmas do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos. Editora assistente da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, revisora deste periódico e dos periódicos Educação em Revista, Química Nova na Escola, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Debates em Ensino de Química, International Journal of Science and Mathematics Education, entre outros. Atualmente está membro do grupo de pesquisa PEQUI e da associação científica ABRAPEC. Seus temas de interesse são: ensino investigativo, ensino fundamentado em modelagem, introdução de aspectos de natureza da ciência na Educação em Ciências; práticas epistêmicas na Educação em Ciências (especialmente modelagem e argumentação) e formação de professores na área de Educação em Ciências.

  • Mara Aparecida Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Uberaba (2010), graduação em Ciências pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2001), mestrado em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e está líder do Grupo de Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química (PƎQUI). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação de professores, docência universitária, saberes docentes, experimentação, CTS. Associada Efetiva Pesquisadora PQ na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) desde 03/09/2016, e filiada à Divisão de Ensino de Química da SBQ e também como Professora de Instituição de Ensino Superior na Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) desde 13/05/2019. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB (membro); PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química do CFP/UFRB (líder).

Publicado

28-12-2023

Número

Sección

Propostas Didáticas

Cómo citar

JESUS, Breno de Matos de; MARTINS, Marina; SILVA, Mara Aparecida Alves da. Planificación de una secuencia de Enseñanza Investigativa para la Licenciatura en Química: una propuesta para una enseñanza contextualizada en la formación inicial de profesores-ciudadanos. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 790–811, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13684. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13684. Acesso em: 9 mar. 2025.