Planning an Inquiry-Based Teaching Sequence for a Chemistry Teacher Training Course: A proposal for contextualized teaching in the initial training of citizen-teachers

Keywords: Inquiry-Based Teaching Sequence, Initial Training for Chemistry Teachers, Contextualized Teaching

Abstract

This study presents and discusses a teaching proposal to be developed in a Chemistry Teacher Training Course. The planning of this didactic proposal was based on a qualitative study and aimed to integrate chemical knowledge into the context through the use of theoretical and methodological aspects of Inquiry-Based Teaching proposed by Carvalho. The planned sequence explores a fictional case based on real facts and addresses issues of fish mortality and health concerns in a local community in the countryside of Bahia. The proposal can provides students in a Chemistry Teacher Training Course with the opportunity to formulate, test, and refine hypotheses and solutions through the use and development of chemical knowledge, connecting them to social, political, economic, ethical, and environmental aspects. We believe that the proposed investigative sequence can be used in other teacher training courses in different regions of Brazil, as long as the theme is relevant and pertinent to the reality of the involved students. Forthis purpose, it is crucial to recognize that adaptations and adjustments must be made in order to achieve the intended objectives. Furthermore, it can be adapted for remote teaching, according to the needs and specificities of teacher education, because it is composed of texts and secondary data.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Breno de Matos de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

É estudante de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ( UFRB ). Possui ensino-médio-segundo-grau-pelo Colégio Estadual Josefa Soares de Oliveira (2017). Bolsista de Iniciação Científica da FAPESB 2022-2023 com o plano de trabalho: Elaboração de um instrumento para análise de uma Sequência de Ensino Investigativa que apoie a argumentação. Integrante do grupo de pesquisa P3QUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química e Ciências. Foi voluntario do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) 2021-2022. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq 2021-2022 com o plano: Elaboração de uma Sequência de Ensino Investigativa que apoie a argumentação

Marina Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Educação pela UFMG e graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da área de Ensino de Química e professora colaboradora da Pós-Graduação Lato Senso Especialização - Educação e Interdisciplinaridade da UFRB. Atuou como professora da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, lecionando para turmas do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos. Editora assistente da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, revisora deste periódico e dos periódicos Educação em Revista, Química Nova na Escola, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Debates em Ensino de Química, International Journal of Science and Mathematics Education, entre outros. Atualmente está membro do grupo de pesquisa PEQUI e da associação científica ABRAPEC. Seus temas de interesse são: ensino investigativo, ensino fundamentado em modelagem, introdução de aspectos de natureza da ciência na Educação em Ciências; práticas epistêmicas na Educação em Ciências (especialmente modelagem e argumentação) e formação de professores na área de Educação em Ciências.

Mara Aparecida Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Uberaba (2010), graduação em Ciências pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2001), mestrado em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e está líder do Grupo de Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química (PƎQUI). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação de professores, docência universitária, saberes docentes, experimentação, CTS. Associada Efetiva Pesquisadora PQ na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) desde 03/09/2016, e filiada à Divisão de Ensino de Química da SBQ e também como Professora de Instituição de Ensino Superior na Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) desde 13/05/2019. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB (membro); PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química do CFP/UFRB (líder).

Published
28-12-2023
How to Cite
JESUS, B.; MARTINS, M.; SILVA, M. A. Planning an Inquiry-Based Teaching Sequence for a Chemistry Teacher Training Course: A proposal for contextualized teaching in the initial training of citizen-teachers. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 790-811, 28 dez. 2023.