Planejamento de uma Sequência de Ensino Investigativa para a Licenciatura em Química: uma proposta para um ensino contextualizado na formação inicial de professores-cidadãos
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13684Palavras-chave:
Sequência de Ensino por Investigação, Formação inicial professores de Química, Ensino ContextualizadoResumo
Este estudo apresenta e discute uma proposta de ensino a ser desenvolvida em um curso de Licenciatura em Química. O planejamento desta proposta didática fundamentou-se em um estudo qualitativo, com o objetivo de refletir sobre um ensino que integra os conhecimentos químicos ao contexto, utilizando os aspectos teórico-metodológicos do Ensino por Investigação propostos por Carvalho. A sequência planejada explora um caso fictício baseado em fatos reais ao abordar problemas de mortandade de peixes e de saúde em uma comunidade local do interior da Bahia. A proposta sugere proporcionar aos estudantes do curso de Licenciatura em Química a oportunidade de formular, testar e modificar hipóteses e soluções a partir da utilização e construção de conhecimentos químicos, relacionando-os aos aspectos sociais, políticos, econômicos, éticos e ambientais. Acreditamos que a sequência investigativa proposta pode ser utilizada em outros cursos de formação de professores em Química em diferentes regiões do Brasil, desde que a temática seja relevante e pertencente a realidade dos licenciandos envolvidos. Para isso, é crucial reconhecer que adaptações e ajustes devem ser realizados para que se possa atingir os objetivos para os quais foi elaborada. Além disso, ela pode ser ajustada para o ensino remoto, de acordo com as necessidades e especificidades da formação de professores, devido ao fato de ser constituída por textos e dados secundários.