Planejamento de uma Sequência de Ensino Investigativa para a Licenciatura em Química: uma proposta para um ensino contextualizado na formação inicial de professores-cidadãos

Palavras-chave: Sequência de Ensino por Investigação, Formação inicial professores de Química, Ensino Contextualizado

Resumo

Este estudo apresenta e discute uma proposta de ensino a ser desenvolvida em um curso de Licenciatura em Química. O planejamento desta proposta didática fundamentou-se em um estudo qualitativo, com o objetivo de refletir sobre um ensino que integra os conhecimentos químicos ao contexto, utilizando os aspectos teórico-metodológicos do Ensino por Investigação propostos por Carvalho. A sequência planejada explora um caso fictício baseado em fatos reais ao abordar problemas de mortandade de peixes e de saúde em uma comunidade local do interior da Bahia. A proposta sugere proporcionar aos estudantes do curso de Licenciatura em Química a oportunidade de formular, testar e modificar hipóteses e soluções a partir da utilização e construção de conhecimentos químicos, relacionando-os aos aspectos sociais, políticos, econômicos, éticos e ambientais. Acreditamos que a sequência investigativa proposta pode ser utilizada em outros cursos de formação de professores em Química em diferentes regiões do Brasil, desde que a temática seja relevante e pertencente a realidade dos licenciandos envolvidos. Para isso, é crucial reconhecer que adaptações e ajustes devem ser realizados para que se possa atingir os objetivos para os quais foi elaborada. Além disso, ela pode ser ajustada para o ensino remoto, de acordo com as necessidades e especificidades da formação de professores, devido ao fato de ser constituída por textos e dados secundários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno de Matos de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

É estudante de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ( UFRB ). Possui ensino-médio-segundo-grau-pelo Colégio Estadual Josefa Soares de Oliveira (2017). Bolsista de Iniciação Científica da FAPESB 2022-2023 com o plano de trabalho: Elaboração de um instrumento para análise de uma Sequência de Ensino Investigativa que apoie a argumentação. Integrante do grupo de pesquisa P3QUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química e Ciências. Foi voluntario do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) 2021-2022. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq 2021-2022 com o plano: Elaboração de uma Sequência de Ensino Investigativa que apoie a argumentação

Marina Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Educação pela UFMG e graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da área de Ensino de Química e professora colaboradora da Pós-Graduação Lato Senso Especialização - Educação e Interdisciplinaridade da UFRB. Atuou como professora da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, lecionando para turmas do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos. Editora assistente da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, revisora deste periódico e dos periódicos Educação em Revista, Química Nova na Escola, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Debates em Ensino de Química, International Journal of Science and Mathematics Education, entre outros. Atualmente está membro do grupo de pesquisa PEQUI e da associação científica ABRAPEC. Seus temas de interesse são: ensino investigativo, ensino fundamentado em modelagem, introdução de aspectos de natureza da ciência na Educação em Ciências; práticas epistêmicas na Educação em Ciências (especialmente modelagem e argumentação) e formação de professores na área de Educação em Ciências.

Mara Aparecida Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Uberaba (2010), graduação em Ciências pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2001), mestrado em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e está líder do Grupo de Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química (PƎQUI). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação de professores, docência universitária, saberes docentes, experimentação, CTS. Associada Efetiva Pesquisadora PQ na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) desde 03/09/2016, e filiada à Divisão de Ensino de Química da SBQ e também como Professora de Instituição de Ensino Superior na Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) desde 13/05/2019. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB (membro); PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química do CFP/UFRB (líder).

Publicado
28-12-2023
Como Citar
JESUS, B.; MARTINS, M.; SILVA, M. A. Planejamento de uma Sequência de Ensino Investigativa para a Licenciatura em Química: uma proposta para um ensino contextualizado na formação inicial de professores-cidadãos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 790-811, 28 dez. 2023.
Seção
Propostas Didáticas