Enseñanza interdisciplinaria de la botánica: posibilidades y desafíos frente a los últimos años de la Enseñanza Primaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13338

Palabras clave:

Ciéncias de la naturaleza; fragmentación de contenidos; mapa conceptual; objeto de conocimiento.

Resumen

El objetivo de esta investigación fue identificar las posibilidades y principales desafíos de la enseñanza de la Botánica para un abordaje interdisciplinario en los últimos años de la enseñanza básica. La investigación fue cualitativa realizada a través de un análisis documental de las áreas de conocimiento de la BNCC. El método utilizado fue el análisis del discurso de Bardin (2011). El análisis incluyó el estudio del texto, la selección de unidades temáticas que incluyeron aspectos relacionados con los organismos fotosintéticos y la construcción de un mapa conceptual que muestre las posibles interacciones para efectuar la contextualización y la interdisciplinariedad. Se notó una gran fragmentación del contenido debido al abordaje de conceptos químicos, físicos y biológicos distribuidos en tres unidades temáticas en un mismo año académico. Sin embargo, se observó que dentro de cada año existen algunos contenidos relacionados con la Botánica, no solo dentro de las Ciencias Naturales, sino también en otras áreas, como las Ciencias Humanas, las Matemáticas y los Lenguajes y sus Tecnologías. Los resultados muestran varios temas que presentan un diálogo entre la Botánica y otras áreas del conocimiento, indicando la posibilidad de un trabajo con enfoque interdisciplinario. Sin embargo, esa construcción sigue siendo un desafío, ya que el documento rector no aclara estas interfaces, que dependerán de las elecciones del docente y de la planificación conjunta entre las áreas.

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Biografía del autor/a

  • Rosi Maria Prestes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Pós doutoranda em Ensino de Botânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Educação nas Ciências (2019), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Mestre em Ciências Ambientais (2010) pela UNOCHAPECO. Especialista em Desenvolvimento Sustentável (2007) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas (2005) também pela URI. Atualmente é pesquisadora executora no Pós-Doutorado em Ensino de Ciências e Biologia com ênfase em Botânica na UFRGS. Atualmente é membro Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da UFRGS. Tem experiência nas seguintes áreas: Formação de Professores (Inicial e Continuada), Gestão educacional, desenvolvimento de competências socioemocionais para educadores, Trabalho por Projetos, Pedagogia da Cooperação, Metodologias Participativas, Interdisciplinaridade na Prática Docente, Competências Socioemocionais, Educação Ambiental, Ensino de Botânica, Avaliação da aprendizagem escolar, Projeto Político Pedagógico - PPP, Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, Avaliação de Impactos Ambientais e Gestão Ambiental. Palestrante e assessora educacional.

  • Isabel Wosniak Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduanda de Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bolsista de iniciação científica, atuando na linha de pesquisa Ensino de Botânica. Também atua como editora na Revista Bio Diverso das Crianças, de divulgação científica

  • Maria Cecília Chiara Moço, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Botânica - Museu Nacional UFRJ (1996) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atuou como Professora Adjunta, no Departamento de Botânica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por 5 anos (2004 a 2009). Atualmente é Professora Associada IV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Coordenadora do curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, campus do Vale, gestão 2013 e 2014. Foi Coordenadora de área do subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFRGS), de agosto de 2013 a fevereiro de 2018. Atua no Programa de Pós-Graduação em Botânica e no PPG Educação em Ciências da UFRGS. Tem experiência de pesquisa: na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente em estudos sobre as adaptações morfológicas e reprodutivas de plantas aquáticas; e na área de educação, com ensino de botânica, avaliação de materiais didáticos e estratégias de ensino e aprendizagem em ciências, educação
    ambiental, formação de professores e interdisciplinaridade. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências".

Publicado

25-12-2023

Cómo citar

PRESTES, Rosi Maria; SEVERO, Isabel Wosniak; MOÇO, Maria Cecília Chiara. Enseñanza interdisciplinaria de la botánica: posibilidades y desafíos frente a los últimos años de la Enseñanza Primaria. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 77–101, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13338. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13338. Acesso em: 9 mar. 2025.