Ensino de Botânica interdisciplinar: possibilidades e desafios frente aos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13338Palavras-chave:
Ciências da Natureza, fragmentação dos conteúdos, mapa conceitual, objeto do conhecimentoResumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar as possibilidades e os principais desafios do ensino de Botânica para uma abordagem interdisciplinar nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi qualitativa realizada através de uma análise documental das áreas de conhecimento da BNCC. O Método utilizado foi análise de discurso. A análise incluiu um estudo do texto, seleção de unidades temáticas que incluíssem aspectos relacionados aos organismos fotossintetizantes e a construção de um mapa conceitual mostrando as interações possíveis para efetivar a contextualização e a interdisciplinaridade. Notou-se uma grande fragmentação do conteúdo devido à abordagem de conceitos químicos, físicos e biológicos distribuídos em três unidades temáticas no mesmo ano letivo. No entanto, observou-se que dentro de cada ano existem alguns conteúdos relacionados com a Botânica, não só dentro das Ciências da Natureza, mas também em outras áreas, como ciências humanas, matemática e as inguagens e suas Tecnologias. Os resultados mostram diversos assuntos que apresentam diálogo entre a Botânica e outras áreas do conhecimento, indicando a possibilidade de um trabalho com uma abordagem interdisciplinar. No entanto, ainda é um desafio essa construção, pois o documento norteador não deixa claro essas interfaces, o que vai depender das escolhas do professor e do planejamento conjunto entre as áreas.