Ensino de Botânica interdisciplinar: possibilidades e desafios frente aos anos finais do ensino fundamental

Palavras-chave: Ciências da Natureza, fragmentação dos conteúdos, mapa conceitual, objeto do conhecimento

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar as possibilidades e os principais desafios do ensino de Botânica para uma abordagem interdisciplinar nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi qualitativa realizada através de uma análise documental das áreas de conhecimento da BNCC. O Método utilizado foi análise de discurso. A análise incluiu um estudo do texto, seleção de unidades temáticas que incluíssem aspectos relacionados aos organismos fotossintetizantes e a construção de um mapa conceitual mostrando as interações possíveis para efetivar a contextualização e a interdisciplinaridade. Notou-se uma grande fragmentação do conteúdo devido à abordagem de conceitos químicos, físicos e biológicos distribuídos em três unidades temáticas no mesmo ano letivo. No entanto, observou-se que dentro de cada ano existem alguns conteúdos relacionados com a Botânica, não só dentro das Ciências da Natureza, mas também em outras áreas, como ciências humanas, matemática e as inguagens e suas Tecnologias. Os resultados mostram diversos assuntos que apresentam diálogo entre a Botânica e outras áreas do conhecimento, indicando a possibilidade de um trabalho com uma abordagem interdisciplinar. No entanto, ainda é um desafio essa construção, pois o documento norteador não deixa claro essas interfaces, o que vai depender das escolhas do professor e do planejamento conjunto entre as áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosi Maria Prestes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós doutoranda em Ensino de Botânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Educação nas Ciências (2019), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Mestre em Ciências Ambientais (2010) pela UNOCHAPECO. Especialista em Desenvolvimento Sustentável (2007) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas (2005) também pela URI. Atualmente é pesquisadora executora no Pós-Doutorado em Ensino de Ciências e Biologia com ênfase em Botânica na UFRGS. Atualmente é membro Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da UFRGS. Tem experiência nas seguintes áreas: Formação de Professores (Inicial e Continuada), Gestão educacional, desenvolvimento de competências socioemocionais para educadores, Trabalho por Projetos, Pedagogia da Cooperação, Metodologias Participativas, Interdisciplinaridade na Prática Docente, Competências Socioemocionais, Educação Ambiental, Ensino de Botânica, Avaliação da aprendizagem escolar, Projeto Político Pedagógico - PPP, Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, Avaliação de Impactos Ambientais e Gestão Ambiental. Palestrante e assessora educacional.

Isabel Wosniak Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda de Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bolsista de iniciação científica, atuando na linha de pesquisa Ensino de Botânica. Também atua como editora na Revista Bio Diverso das Crianças, de divulgação científica

Maria Cecília Chiara Moço, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Botânica - Museu Nacional UFRJ (1996) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atuou como Professora Adjunta, no Departamento de Botânica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por 5 anos (2004 a 2009). Atualmente é Professora Associada IV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Coordenadora do curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, campus do Vale, gestão 2013 e 2014. Foi Coordenadora de área do subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFRGS), de agosto de 2013 a fevereiro de 2018. Atua no Programa de Pós-Graduação em Botânica e no PPG Educação em Ciências da UFRGS. Tem experiência de pesquisa: na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente em estudos sobre as adaptações morfológicas e reprodutivas de plantas aquáticas; e na área de educação, com ensino de botânica, avaliação de materiais didáticos e estratégias de ensino e aprendizagem em ciências, educação
ambiental, formação de professores e interdisciplinaridade. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências".

Publicado
25-12-2023
Como Citar
PRESTES, R.; SEVERO, I.; MOÇO, M. C. Ensino de Botânica interdisciplinar: possibilidades e desafios frente aos anos finais do ensino fundamental. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 77-101, 25 dez. 2023.