Interdisciplinary Botany Teaching: possibilities and challenges facing the final years of Elementary School

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13338

Keywords:

Natural sciences; content fragmentation; conceptual map; object of knowledge.

Abstract

The objective of this research was to identify the possibilities and main challenges of Botany teaching for an interdisciplinary approach in the final years of elementary school. The research was qualitative carried out through a documentary analysis of the areas of knowledge of the BNCC. The method used was discourse analysis by Bardin (2011). The analysis included a study of the text, selection of thematic units that included aspects related to photosynthetic organisms and the construction of a conceptual map showing the possible interactions to effect contextualization and interdisciplinarity. A great fragmentation of the content was noticed due to the approach of chemical, physical and biological concepts distributed in three thematic units in the same academic year. However, it was observed that within each year there are some contents related to Botany, not only within the Natural Sciences, but also in other areas, such as human sciences, mathematics and Languages and their Technologies. The results show several subjects that present a dialogue between Botany and other areas of knowledge, indicating the possibility of a work with an interdisciplinary approach. However, this construction is still a challenge, as the guiding document does not make these interfaces clear, which will depend on the teacher's choices and the joint planning between the areas

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Rosi Maria Prestes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Pós doutoranda em Ensino de Botânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Educação nas Ciências (2019), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Mestre em Ciências Ambientais (2010) pela UNOCHAPECO. Especialista em Desenvolvimento Sustentável (2007) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas (2005) também pela URI. Atualmente é pesquisadora executora no Pós-Doutorado em Ensino de Ciências e Biologia com ênfase em Botânica na UFRGS. Atualmente é membro Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da UFRGS. Tem experiência nas seguintes áreas: Formação de Professores (Inicial e Continuada), Gestão educacional, desenvolvimento de competências socioemocionais para educadores, Trabalho por Projetos, Pedagogia da Cooperação, Metodologias Participativas, Interdisciplinaridade na Prática Docente, Competências Socioemocionais, Educação Ambiental, Ensino de Botânica, Avaliação da aprendizagem escolar, Projeto Político Pedagógico - PPP, Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, Avaliação de Impactos Ambientais e Gestão Ambiental. Palestrante e assessora educacional.

  • Isabel Wosniak Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduanda de Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bolsista de iniciação científica, atuando na linha de pesquisa Ensino de Botânica. Também atua como editora na Revista Bio Diverso das Crianças, de divulgação científica

  • Maria Cecília Chiara Moço, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Botânica - Museu Nacional UFRJ (1996) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atuou como Professora Adjunta, no Departamento de Botânica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por 5 anos (2004 a 2009). Atualmente é Professora Associada IV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Coordenadora do curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, campus do Vale, gestão 2013 e 2014. Foi Coordenadora de área do subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFRGS), de agosto de 2013 a fevereiro de 2018. Atua no Programa de Pós-Graduação em Botânica e no PPG Educação em Ciências da UFRGS. Tem experiência de pesquisa: na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente em estudos sobre as adaptações morfológicas e reprodutivas de plantas aquáticas; e na área de educação, com ensino de botânica, avaliação de materiais didáticos e estratégias de ensino e aprendizagem em ciências, educação
    ambiental, formação de professores e interdisciplinaridade. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências".

Published

25-12-2023

How to Cite

PRESTES, Rosi Maria; SEVERO, Isabel Wosniak; MOÇO, Maria Cecília Chiara. Interdisciplinary Botany Teaching: possibilities and challenges facing the final years of Elementary School. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 77–101, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13338. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13338. Acesso em: 9 mar. 2025.