Volumen de grandeza en la educación básica: una experiencia con estudiantes del 3° año de secundaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12896

Palabras clave:

Geometría Espacial, Cantidades y Medidas, Educación Básica

Resumen

El objetivo de este artículo fue investigar cómo los alumnos de tercer año de la enseñanza media de una escuela pública del municipio de Cachoeira do Sul/RS resuelven cuestiones que involucran el concepto de volumen. Para ello, se adoptan principios de investigación cualitativa, cuya producción de datos se dio a través de las respuestas obtenidas por los estudiantes de un formulario en línea, compuesto por tres preguntas que buscaban indagar algunos aspectos relacionados con el concepto de volumen, como por ejemplo, relaciones entre sólidos, capacidad, principio de Arquímedes, entre otros. La propuesta de actividad surgió durante la disciplina de Geometría ofrecida em un curso de doctorado en Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas.,La actividad se desarrolló en clases donde el primer autor es docente. El análisis de contenido realizado considera registros de representación semiótica movilizados por los estudiantes que participaron de la investigación. Los resultados mostraron que, en las dos primeras preguntas, menos del 20 % logró definir adecuadamente los conceptos propuestos en cada actividad y, en la tercera pregunta, el 36 % de los estudiantes tuvo un conocimiento adecuado. A pesar de que los alumnos están finalizando la enseñanza media, se percibió que, en promedio, 57,6% de los alumnos no alcanzaron el objetivo, presentando conocimientos inadecuados, lo que apunta a la pertinencia de retomar tales conceptos.

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Biografía del autor/a

  • Ivonete Pereira Amador, UFN

    Possui graduação em Ciências - Habilitação Matemática pela Fundação Educacional Vale do Jacuí (1994), Especialização em Matemática pela Fundação Educacional Vale do Jacuí (1996), Especialização em Administração e Supervisão Escolar pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto (2019) e Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) orientada pelo professor Dr°. Ricardo Fajardo. A pesquisa de dissertação foi realizada com professores e alunos da rede municipal de Educação no município de Cachoeira do Sul/RS, através dos achados busca-se maior interesse na formação continuada do professor de Matemática, apropriando-se de autores como Saviani, Libâneo, Freire, Frigotto, Gadotti e Skovsmose. Atualmente é professora da rede pública de Ensino Fundamental e Médio e atua como professora mediadora presencial dos cursos técnicos em Administração e Agroindústira - CAVG. Participando como colaboradora do grupo GPEACIM (Grupo de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática) pelo departamento de Matemática/UFSM sob a coordenação da professora Drª Maria Cecília Santarosa e aluna especial do PPG Ensino em Ciências/UFSM e concluindo a Pós-graduação Espaços e Possiblidades para a Formação Continuada/IFSUL-Pelotas.

  • Juliana Gabriele Kiefer, UFN

    Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2017), pós-graduação latu sensu em Metodologia do ensino de matemática pela Faculdade de Educação São Luís (2018) e Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física pela UFSM (2020). Participou do Subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSM, do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP, de oficinas de acompanhamento pedagógico dos Programas Mais Educação, Novo Mais Educação, Mais Alfabetização e Fortalecendo a Aprendizagem em escolas dos municípios de Agudo/RS e Paraíso do Sul/RS. Foi professora na rede privada de Agudo/RS em 2014, na rede municipal de Agudo/ RS em 2018 e 2019, na rede estadual em 2020/2021 e também foi tutora a distância no Curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, na modalidade Educação a Distância. Atualmente é aluna do Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), participa do Grupo de Pesquisas EMgep e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO) e é professora na rede municipal de Santa Maria.

  • Larry Tonny Efeson Alves de Almeida, UFN

    Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1986) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2011). Atualmente é professor do Governo do Estado de Roraima, atuando como Auditor de Ensino da SEED/RR e professor da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, metodologia científica, sistemas de informações, atuando principalmente no seguinte tema: ensino de matemática.

  • José Carlos Pinto Leivas, UFN

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1974), especializaçao em Matemática na área de Análise pela Universidade Federal de Pelotas (1982) e mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Em 2009 concluiu mais uma etapa em sua formação com o Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná, escrevendo uma tese em Geometria - Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. É professor titular aposentado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Foi professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Curso de Especialização em Educação Matemática. Atuou também como professor em duas disciplinas no Curso de Pedagogia a Distância. Atualmente, é professor do Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria - UFN. Foi editor da revistas EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA da SBEM- RS até agosto de 2012 e, atualmente, é editor da Revista Vidya, qualis A2, da UFN. Foi diretor regional da SBEM-RS e participou da diretoria nacional da mesma sociedade no período 2004-2007- Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: geometria, educação e ensino, formação de professores, prática de ensino. Foi coordenador do Curso de Matemática da FURG por mais de dez anos e do Curso de Especialização em Matemática, além de várias funções administrativas na mesma instituição. Eleito vice coordenador do GT4-Ensino Superior - da SBEM em outubro de 2012 até.2015 e na sequência o coordenador, até novembro de 2018. Eleito diretor regional da SBEM-RS, em 03 de agosto de 2018 para o triênio 2018-2021. Lidera, desde 2016, o Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GEPGEO, na UFN, https://g3pgeo.wixsite.com/gepgeo

Publicado

21-12-2022

Cómo citar

Volumen de grandeza en la educación básica: una experiencia con estudiantes del 3° año de secundaria. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 116–136, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12896. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12896. Acesso em: 2 mar. 2025.

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