Grandeza volume na Educação Básica: uma experiência com estudantes do 3º ano do Ensino Médio

Palavras-chave: Geometria Espacial, Grandezas e Medidas, Educação Básica

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar como estudantes de um terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Cachoeira do Sul/RS resolvem questões que envolvem o conceito de volume. Para tanto, adotam-se princípios de uma pesquisa qualitativa, cuja produção de dados se deu por meio das respostas obtidas pelos estudantes a partir de um formulário online, composto por três questões que buscaram investigar alguns aspectos relacionados ao conceito de volume, como por exemplo, relações entre sólidos, capacidade, princípio de Arquimedes, entre outros. A proposta da atividade surgiu durante uma disciplina de Geometria em que os três primeiros autores, alunos, de um doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, frequentaram no primeiro semestre de 2021, sob orientação do quarto autor. A atividade foi desenvolvida nas turmas em que a primeira autora é docente. A análise de conteúdo realizada considera registros de representação semiótica mobilizados pelos estudantes que participaram da investigação. Os resultados apontaram que, nas duas primeiras questões, menos de 20% conseguiram definir adequadamente os conceitos propostos em cada atividade e, na terceira questão, 36% dos alunos apresentaram um conhecimento adequado. Apesar dos alunos estarem concluindo o Ensino Médio, percebeu-se que, em média, 57,6% dos estudantes não atingiram o objetivo, apresentando conhecimento inadequado o que aponta para a pertinência de retomar tais conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonete Pereira Amador, UFN

Possui graduação em Ciências - Habilitação Matemática pela Fundação Educacional Vale do Jacuí (1994), Especialização em Matemática pela Fundação Educacional Vale do Jacuí (1996), Especialização em Administração e Supervisão Escolar pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto (2019) e Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) orientada pelo professor Dr°. Ricardo Fajardo. A pesquisa de dissertação foi realizada com professores e alunos da rede municipal de Educação no município de Cachoeira do Sul/RS, através dos achados busca-se maior interesse na formação continuada do professor de Matemática, apropriando-se de autores como Saviani, Libâneo, Freire, Frigotto, Gadotti e Skovsmose. Atualmente é professora da rede pública de Ensino Fundamental e Médio e atua como professora mediadora presencial dos cursos técnicos em Administração e Agroindústira - CAVG. Participando como colaboradora do grupo GPEACIM (Grupo de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática) pelo departamento de Matemática/UFSM sob a coordenação da professora Drª Maria Cecília Santarosa e aluna especial do PPG Ensino em Ciências/UFSM e concluindo a Pós-graduação Espaços e Possiblidades para a Formação Continuada/IFSUL-Pelotas.

Juliana Gabriele Kiefer, UFN

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2017), pós-graduação latu sensu em Metodologia do ensino de matemática pela Faculdade de Educação São Luís (2018) e Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física pela UFSM (2020). Participou do Subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSM, do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP, de oficinas de acompanhamento pedagógico dos Programas Mais Educação, Novo Mais Educação, Mais Alfabetização e Fortalecendo a Aprendizagem em escolas dos municípios de Agudo/RS e Paraíso do Sul/RS. Foi professora na rede privada de Agudo/RS em 2014, na rede municipal de Agudo/ RS em 2018 e 2019, na rede estadual em 2020/2021 e também foi tutora a distância no Curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, na modalidade Educação a Distância. Atualmente é aluna do Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), participa do Grupo de Pesquisas EMgep e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO) e é professora na rede municipal de Santa Maria.

Larry Tonny Efeson Alves de Almeida, UFN

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1986) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2011). Atualmente é professor do Governo do Estado de Roraima, atuando como Auditor de Ensino da SEED/RR e professor da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, metodologia científica, sistemas de informações, atuando principalmente no seguinte tema: ensino de matemática.

José Carlos Pinto Leivas, UFN

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1974), especializaçao em Matemática na área de Análise pela Universidade Federal de Pelotas (1982) e mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Em 2009 concluiu mais uma etapa em sua formação com o Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná, escrevendo uma tese em Geometria - Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. É professor titular aposentado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Foi professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Curso de Especialização em Educação Matemática. Atuou também como professor em duas disciplinas no Curso de Pedagogia a Distância. Atualmente, é professor do Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria - UFN. Foi editor da revistas EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA da SBEM- RS até agosto de 2012 e, atualmente, é editor da Revista Vidya, qualis A2, da UFN. Foi diretor regional da SBEM-RS e participou da diretoria nacional da mesma sociedade no período 2004-2007- Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: geometria, educação e ensino, formação de professores, prática de ensino. Foi coordenador do Curso de Matemática da FURG por mais de dez anos e do Curso de Especialização em Matemática, além de várias funções administrativas na mesma instituição. Eleito vice coordenador do GT4-Ensino Superior - da SBEM em outubro de 2012 até.2015 e na sequência o coordenador, até novembro de 2018. Eleito diretor regional da SBEM-RS, em 03 de agosto de 2018 para o triênio 2018-2021. Lidera, desde 2016, o Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GEPGEO, na UFN, https://g3pgeo.wixsite.com/gepgeo

Publicado
21-12-2022
Como Citar
AMADOR, I.; KIEFER, J.; ALMEIDA, L. T. E.; LEIVAS, J. C. Grandeza volume na Educação Básica: uma experiência com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 116-136, 21 dez. 2022.