Anamorfismos e o Teorema de Tales: uma proposta didática
Resumo
A partir do momento em que se estuda Geometria na escola e, estando ciente de que fórmulas e expressões matemáticas não têm aplicabilidade sem uma compreensão do que se está estudando, no trabalho aqui apresentado, visou-se analisar livros didáticos no intuito de verificar como é apresentado o Teorema de Tales, suas demonstrações e aplicações. Além disso, foi criada e implementada uma proposta didática baseada no estudo de anamorfismos e sua relação com o Teorema. A aplicação da proposta pôde fazer com que o Teorema de Tales pudesse ser percebido em situações surpreendentes para os alunos, e a construção dos anamorfismos fez com que o espírito criativo e o trabalho em equipe dos alunos viessem à tona, ao mesmo tempo em que foi possível dar significado ao Teorema estudado.
Downloads
Referências
BELLO, S.E.L., MAZZEI, L.D. Leitura, escrita e argumentação na Educação Matemática do ensino médio :possibilidades de constituição de significados matemáticos. In: BRANDT, C.F.; MORETTI, M.T. (org.) Ensinar e aprender Matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa : Ed. UEPG, 2016, pp.119-131
BIANCHINI, E. Matemática Bianchini, 9. [S.l.]: Moderna, 2015.
BICUDO, M.A.V. Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa segundo a abordagem fenomenológica. In:BORBA, Marcelo de C. et al. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, pp. 99-112
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica, 1997. Disponível em:
______. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica, 2016. Disponível em:
_______, MEC. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017 que dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. 2017.
COELHO, M. N.; LIMA, J. P. d.; VIEIRA, S. M. Uma transformação matemática para a produção de imagens anamórficas cônicas. Revista do Professor de Matemática, SBM, v. 18, n. 95, 2018.
CONTRAN. Manual brasileiro de sinalização de trânsito. Brasília: Conselho Nacional de Trânsito, 2007.
DALCIN, Andreia. Um olhar sobre o paradidático de matemática. Zetetike, v. 15, n. 1, p. 25-36, 2007. .
FLORES, M.; ARAÚJO, A.; FIGUEIREDO, M. Anamorfoses e outras tecnologias imersivas no contexto da educação artística. In: COLÓQUIO DESAFIOS CURRICULARES E PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2017, Minho. Anais... Minho: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2017, p. 243–250.
FREITAG, B.; MOTTA, V. R.; COSTA, W. F. O estado da arte do livro didático no Brasil. Rede Latino-Americana de Informação e Documentação em Educação, 1987.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, n. 61, p. 16-17, 2002.
IAVORSKI, C. Ensinando conteúdos matemáticos usando anamorfose. Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2014.
MOTA, L. Anamorfose a perspectiva da mentira. Blog Cutedrop, 2011.
NETO, A. C. M. Geometria. Rio de Janeiro: SBM, 2013.
NÚÑEZ, I. B. et al. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 1, p. 1-11, 2003.
PRIBERAM, D. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2010. Disponível em:
RIPOLL, C.; RANGEL, L.; GIRALDO, V. Livro do professor de matemática na Educação Básica: números inteiros. Rio de Janeiro: SBM, 2016.
RODRIGUES, A. C. T., DALCIN, A. O que as imagens dos livros didáticos de matemática nos dizem sobre multiculturalismo? Educação Matemática Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 459-478, 2014.
ROSA, Flavia Goulart Mota Garcia; ODDONE, Nanci E. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca. Ciência da Informação, v. 35, n. 3, 2006.
VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.
Copyright (c) 2020 Jonathan de Aquino da Silva, Carmen Vieira Mathias, José Carlos Pinto Leivas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.