Anamorfismos e o Teorema de Tales: uma proposta didática

Palavras-chave: geometria; anamorfismos; teorema de Tales; livros didáticos.

Resumo

A partir do momento em que se estuda Geometria na escola e, estando ciente de que fórmulas e expressões matemáticas não têm aplicabilidade sem uma compreensão do que se está estudando, no trabalho aqui apresentado, visou-se analisar livros didáticos no intuito de verificar como é apresentado o Teorema de Tales, suas demonstrações e aplicações. Além disso, foi criada e implementada uma proposta didática baseada no estudo de anamorfismos e sua relação com o Teorema. A aplicação da proposta pôde fazer com que o Teorema de Tales pudesse ser percebido em situações surpreendentes para os alunos, e a construção dos anamorfismos fez com que o espírito criativo e o trabalho em equipe dos alunos viessem à tona, ao mesmo tempo em que foi possível dar significado ao Teorema estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan de Aquino da Silva, Universidade Franciscana

Licenciado em Matemática pela UFSM, Mestre no PROFMAT - UFSM, professor na rede pparticular de ensino, atuou no projeto de extensão da UFSM Pré Universitário Popular Alternativa. Cursando doutorado no Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da UFN.

Carmen Vieira Mathias, UFSM

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Matemática e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias, geometria e ensino e aprendizagem de matemática.

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1974), especializaçao em Matemática na área de Análise pela Universidade Federal de Pelotas (1982) e mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Em 2009 concluiu mais uma etapa em sua formação com o Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná, escrevendo uma tese em Geometria - Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. É professor titular aposentado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Foi professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Curso de Especialização em Educação Matemática. Atuou também como professor em duas disciplinas no Curso de Pedagogia a Distância. Atualmente, é professor do Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria - UFN. Foi editor da revistas EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA da SBEM- RS até agosto de 2012 e, atualmente, é editor da Revista Vidya, qualis A2, da UFN. Foi diretor regional da SBEM-RS e participou da diretoria nacional da mesma sociedade no período 2004-2007- Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: geometria, educação e ensino, formação de professores, prática de ensino. Foi coordenador do Curso de Matemática da FURG por mais de dez anos e do Curso de Especialização em Matemática, além de várias funções administrativas na mesma instituição. Eleito vice coordenador do GT4-Ensino Superior - da SBEM em outubro de 2012 até.2015 e na sequência o coordenador, até novembro de 2018. Eleito diretor regional da SBEM-RS, em 03 de agosto de 2018 para o triênio 2018-2021. Lidera, desde 2016, o Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GEPGEO, na UFN, https://g3pgeo.wixsite.com/gepgeo

Referências

ANDRINI, Á.; VASCONCELOS, M. J. Praticando Matemática, 9. [S.l.]: Editora do Brasil, 2015.

BELLO, S.E.L., MAZZEI, L.D. Leitura, escrita e argumentação na Educação Matemática do ensino médio :possibilidades de constituição de significados matemáticos. In: BRANDT, C.F.; MORETTI, M.T. (org.) Ensinar e aprender Matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa : Ed. UEPG, 2016, pp.119-131

BIANCHINI, E. Matemática Bianchini, 9. [S.l.]: Moderna, 2015.

BICUDO, M.A.V. Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa segundo a abordagem fenomenológica. In:BORBA, Marcelo de C. et al. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, pp. 99-112

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica, 1997. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2018.

______. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica, 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2018.

_______, MEC. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017 que dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. 2017.

COELHO, M. N.; LIMA, J. P. d.; VIEIRA, S. M. Uma transformação matemática para a produção de imagens anamórficas cônicas. Revista do Professor de Matemática, SBM, v. 18, n. 95, 2018.

CONTRAN. Manual brasileiro de sinalização de trânsito. Brasília: Conselho Nacional de Trânsito, 2007.

DALCIN, Andreia. Um olhar sobre o paradidático de matemática. Zetetike, v. 15, n. 1, p. 25-36, 2007. .

FLORES, M.; ARAÚJO, A.; FIGUEIREDO, M. Anamorfoses e outras tecnologias imersivas no contexto da educação artística. In: COLÓQUIO DESAFIOS CURRICULARES E PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2017, Minho. Anais... Minho: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2017, p. 243–250.

FREITAG, B.; MOTTA, V. R.; COSTA, W. F. O estado da arte do livro didático no Brasil. Rede Latino-Americana de Informação e Documentação em Educação, 1987.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, n. 61, p. 16-17, 2002.

IAVORSKI, C. Ensinando conteúdos matemáticos usando anamorfose. Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2014.

MOTA, L. Anamorfose a perspectiva da mentira. Blog Cutedrop, 2011.

NETO, A. C. M. Geometria. Rio de Janeiro: SBM, 2013.

NÚÑEZ, I. B. et al. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 1, p. 1-11, 2003.

PRIBERAM, D. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2018.

RIPOLL, C.; RANGEL, L.; GIRALDO, V. Livro do professor de matemática na Educação Básica: números inteiros. Rio de Janeiro: SBM, 2016.

RODRIGUES, A. C. T., DALCIN, A. O que as imagens dos livros didáticos de matemática nos dizem sobre multiculturalismo? Educação Matemática Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 459-478, 2014.

ROSA, Flavia Goulart Mota Garcia; ODDONE, Nanci E. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca. Ciência da Informação, v. 35, n. 3, 2006.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.
Publicado
04-06-2020
Como Citar
DA SILVA, J.; MATHIAS, C.; LEIVAS, J. Anamorfismos e o Teorema de Tales: uma proposta didática. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 257-278, 4 jun. 2020.