Anamorfismos e o Teorema de Tales: uma proposta didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i1.11026

Palavras-chave:

geometria; anamorfismos; teorema de Tales; livros didáticos.

Resumo

A partir do momento em que se estuda Geometria na escola e, estando ciente de que fórmulas e expressões matemáticas não têm aplicabilidade sem uma compreensão do que se está estudando, no trabalho aqui apresentado, visou-se analisar livros didáticos no intuito de verificar como é apresentado o Teorema de Tales, suas demonstrações e aplicações. Além disso, foi criada e implementada uma proposta didática baseada no estudo de anamorfismos e sua relação com o Teorema. A aplicação da proposta pôde fazer com que o Teorema de Tales pudesse ser percebido em situações surpreendentes para os alunos, e a construção dos anamorfismos fez com que o espírito criativo e o trabalho em equipe dos alunos viessem à tona, ao mesmo tempo em que foi possível dar significado ao Teorema estudado.

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Biografia do Autor

  • Jonathan de Aquino da Silva, Universidade Franciscana

    Licenciado em Matemática pela UFSM, Mestre no PROFMAT - UFSM, professor na rede pparticular de ensino, atuou no projeto de extensão da UFSM Pré Universitário Popular Alternativa. Cursando doutorado no Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da UFN.

  • Carmen Vieira Mathias, UFSM

    Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Matemática e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias, geometria e ensino e aprendizagem de matemática.

  • José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1974), especializaçao em Matemática na área de Análise pela Universidade Federal de Pelotas (1982) e mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Em 2009 concluiu mais uma etapa em sua formação com o Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná, escrevendo uma tese em Geometria - Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. É professor titular aposentado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Foi professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Curso de Especialização em Educação Matemática. Atuou também como professor em duas disciplinas no Curso de Pedagogia a Distância. Atualmente, é professor do Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria - UFN. Foi editor da revistas EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA da SBEM- RS até agosto de 2012 e, atualmente, é editor da Revista Vidya, qualis A2, da UFN. Foi diretor regional da SBEM-RS e participou da diretoria nacional da mesma sociedade no período 2004-2007- Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: geometria, educação e ensino, formação de professores, prática de ensino. Foi coordenador do Curso de Matemática da FURG por mais de dez anos e do Curso de Especialização em Matemática, além de várias funções administrativas na mesma instituição. Eleito vice coordenador do GT4-Ensino Superior - da SBEM em outubro de 2012 até.2015 e na sequência o coordenador, até novembro de 2018. Eleito diretor regional da SBEM-RS, em 03 de agosto de 2018 para o triênio 2018-2021. Lidera, desde 2016, o Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GEPGEO, na UFN, https://g3pgeo.wixsite.com/gepgeo

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Publicado

04-06-2020

Como Citar

Anamorfismos e o Teorema de Tales: uma proposta didática. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 257–278, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11026. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11026. Acesso em: 1 mar. 2025.

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