A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC

Autores/as

  • Luis Duarte Vieira Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Jean Carlos Nicolodi Universidade de Passo Fundo – UPF
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo – UPF

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12561

Palabras clave:

BNCC, PCNs, Diferenças, Semelhanças, Ensino Médio

Resumen

A política educacional brasileira passa por constantes mudanças, visíveis por meio de muitos fatores. Dentre eles, destacam-se a publicação de marcos legais da educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNs), em 2000, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. O presente artigo ocupa-se desses dois documentos, com atenção específica para a área de Ciências da Natureza, analisando, mediante uma pesquisa bibliográfica, as continuidades ou rupturas, semelhanças ou diferenças das competências prescritas em cada um deles. Esses dois documentos foram comparados e os resultados identificaram que uma continuidade ou semelhança entre ambos é a organização em áreas de conhecimento. Ao mesmo tempo, duas diferenças ou rupturas são muitos evidentes, por serem estruturais: a primeira é que, ao contrário dos PCNs do Ensino Médio, a BNCC divide a anterior área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias em duas; e a segunda é que a BNCC não realiza uma separação dos componentes curriculares dentro da área, como ocorria nos PCNs.

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Publicado

20-08-2021

Cómo citar

VIEIRA, Luis Duarte; NICOLODI, Jean Carlos; DARROZ, Luiz Marcelo. A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 5, p. 105–122, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12561. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12561. Acesso em: 10 mar. 2025.