Contribuição da teoria histórico-cultural: um olhar para as interações em sala de aula a partir dos anais do ENEBIO

Autores/as

  • Daniela Silva de Lourenço Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo/RS
  • Sandra Maria Wirzbicki Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza/PR

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12123

Palabras clave:

Desenvolvimento;, Interação;, Mediação;, Ensino de Ciências e Biologia

Resumen

O presente trabalho objetiva investigar a utilização do referencial teórico Histórico-Cultural a partir das interações em sala de aula, em trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), nas seguintes edições: V ENEBIO (2014), VI ENEBIO (2016) e VII ENEBIO (2018), apontando a sua contribuição no ensino e aprendizagem, bem como as concepções dos autores sobre essa perspectiva teórica em pesquisas voltadas para o ensino de Ciências e Biologia. Em relação à metodologia, a pesquisa é qualitativa com caráter descritivo e documental. Para a análise dos dados, fez-se a opção pelos procedimentos de Análise Textual Discursiva (ATD). A análise dos trabalhos nos permitiu identificar duas categorias finais emergentes: Possibilidades de interação e mediação do outro através da linguagem e Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos como processo Histórico-Cultural. A partir da construção e discussões das categorias, podemos aferir que, a aprendizagem tem relação com a constituição do sujeito, com o seu contexto, e que as interações entre pares de modo colaborativo, acompanhados de uma perspectiva metodológica problematizadora, são importantes indícios apontados pelos autores dos trabalhos que constituíram o corpus da análise no desencadeamento de interações no ensino e aprendizagem.

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Biografía del autor/a

  • Daniela Silva de Lourenço, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo/RS

    O presente trabalho objetiva investigar a utilização do referencial teórico Histórico-Cultural a partir das interações em sala de aula, em trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), nas seguintes edições: V ENEBIO (2014), VI ENEBIO (2016) e VII ENEBIO (2018), apontando a sua contribuição no ensino e aprendizagem, bem como as concepções dos autores sobre essa perspectiva teórica em pesquisas voltadas para o ensino de Ciências e Biologia. Em relação à metodologia, a pesquisa é qualitativa com caráter descritivo e documental. Para a análise dos dados, fez-se a opção pelos procedimentos de Análise Textual Discursiva (ATD). A análise dos trabalhos nos permitiu identificar duas categorias finais emergentes: Possibilidades de interação e mediação do outro através da linguagem e Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos como processo Histórico-Cultural. A partir da construção e discussões das categorias, podemos aferir que, a aprendizagem tem relação com a constituição do sujeito, com o seu contexto, e que as interações entre pares de modo colaborativo, acompanhados de uma perspectiva metodológica problematizadora, são importantes indícios apontados pelos autores dos trabalhos que constituíram o corpus da análise no desencadeamento de interações no ensino e aprendizagem.

Publicado

03-03-2021

Cómo citar

Contribuição da teoria histórico-cultural: um olhar para as interações em sala de aula a partir dos anais do ENEBIO. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 110–128, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12123. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12123. Acesso em: 3 mar. 2025.