Experiências de Inclusão em Sala de Aula: A Narrativa de uma professora no cotidiano da Práxis

Autores/as

  • Daiane Leal da Silva EMEF. Prof. João de Oliveira Martins
  • Ida Letícia Gautério da Silva EMEF. Prof. João de Oliveira Martins
  • Jorge Antônio de Oliveira Satt EMEF. Prof. João de Oliveira Martins

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12072

Palabras clave:

Planejamento;, Práxis;, Inclusão.

Resumen

Esta narrativa traz a experiência de uma professora no contexto de sala de aula dos Anos Iniciais, em uma escola pública, situada na periferia da cidade de Rio Grande/RS, durante o ano de 2019. Esta escrita traz problematizações referentes ao planejamento, a partir da reflexão do papel do professor que por vezes necessita ter um olhar sensível para cada estudante e para que as ações na sala de aula incluam todos como sujeitos do seu processo de aprendizagem. Justifica-se a relevância desta escrita por compreender que a sala de aula é cada vez mais diversa e a prática pedagógica necessita de um olhar acolhedor e respeitoso para as diferentes necessidades e potencialidades dos estudantes para que a inclusão se efetive no espaço escolar. Além disso, esta reflexão busca compreender as políticas públicas que garantam seus direitos. Trazemos para o diálogo Vasconcellos (2004), Freire (1996), Cadernos do PNAIC (2015), entre outros autores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

05-02-2021

Cómo citar

Experiências de Inclusão em Sala de Aula: A Narrativa de uma professora no cotidiano da Práxis. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 68–76, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12072. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12072. Acesso em: 1 mar. 2025.