Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula

Autores/as

  • Crislaine Maria da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Luiz Augustinho Menezes da Silva Universidade Federal de Pernambuco UFPE-CAV

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11304

Palabras clave:

Percepção de professores; Morcegos; Ensino de Ciências.

Resumen

Os morcegos são mamíferos voadores envoltos em vários mitos, sendo o mais conhecido o vampirismo. Esta pesquisa busca identificar como o conteúdo morcegos é trabalhado e percebido pelos professores de Ciências em dois municípios pernambucanos. Foi aplicado um questionário com questões abertas aos professores que ensinam ciências da rede pública de ensino fundamental, quanto a sua formação, tempo de trabalho, sobre as notícias, os mitos, a importância dos morcegos, como os livros abordam acerca dos quirópteros e como o conteúdo é trabalhado em sala de aula. Em seguida, foi realizada uma analise quali/quantitativa utilizando o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Dos 38 professores entrevistados, sete se recusaram a responder ao questionário, 22 possuem graduação, oito mestrado e três estão no doutorado. Na concepção foram ressaltados pontos negativos relacionados aos morcegos e afirmam não ser comum trabalhar o tema nas escolas, as fontes de informação mais citadas (Universidade, livros e documentários). Os professores usaram informações classificatórias, ecológicas, comportamental e o hábito. Em linhas gerais, esse estudo demonstrou a necessidade na abordagem de temas como esse em sala de aula, uma vez que os morcegos são cercados de mitos, em muitos casos tratados como sem importância e perseguidos pela população.

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Publicado

18-12-2020

Cómo citar

Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 77–97, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11304. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11304. Acesso em: 1 mar. 2025.