Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula

  • Crislaine Maria da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Luiz Augustinho Menezes da Silva Universidade Federal de Pernambuco UFPE-CAV
Palavras-chave: Percepção de professores; Morcegos; Ensino de Ciências.

Resumo

Os morcegos são mamíferos voadores envoltos em vários mitos, sendo o mais conhecido o vampirismo. Esta pesquisa busca identificar como o conteúdo morcegos é trabalhado e percebido pelos professores de Ciências em dois municípios pernambucanos. Foi aplicado um questionário com questões abertas aos professores que ensinam ciências da rede pública de ensino fundamental, quanto a sua formação, tempo de trabalho, sobre as notícias, os mitos, a importância dos morcegos, como os livros abordam acerca dos quirópteros e como o conteúdo é trabalhado em sala de aula. Em seguida, foi realizada uma analise quali/quantitativa utilizando o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Dos 38 professores entrevistados, sete se recusaram a responder ao questionário, 22 possuem graduação, oito mestrado e três estão no doutorado. Na concepção foram ressaltados pontos negativos relacionados aos morcegos e afirmam não ser comum trabalhar o tema nas escolas, as fontes de informação mais citadas (Universidade, livros e documentários). Os professores usaram informações classificatórias, ecológicas, comportamental e o hábito. Em linhas gerais, esse estudo demonstrou a necessidade na abordagem de temas como esse em sala de aula, uma vez que os morcegos são cercados de mitos, em muitos casos tratados como sem importância e perseguidos pela população.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-12-2020
Como Citar
SILVA, C.; SILVA, L. Morcegos e o ensino de Ciências: a percepção dos professores e a aplicação em sala de aula. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 5, p. 77-97, 18 dez. 2020.