Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências

Authors

  • Jennifer Alejandra Suárez Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Mara Elisa Fortes Braidante Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i1.7657

Keywords:

Aprendizagem significativa, formação inicial de professores

Abstract

O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa que visa analisar as concepções de um grupo de professores em formação inicial, sobre o processo de ensino-aprendizagem. Identificando se os professores em formação inicial: consideram a aprendizagem significativa como um objetivo da educação; conhecem sua teoria e suas condições para alcança-la na sala de aula e o modelo epistemológico adotado. Além disso, apresenta-se um referencial teórico que aborda a aprendizagem significativa e suas contribuições na formação de professores. Nos resultados obtidos destaca-se a importância da formação inicial de professores e o fortalecimento das concepções pedagógicas e didáticas para conseguir mudanças nos processos educativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

18-06-2018

How to Cite

Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.36661/2595-4520.2018v1i1.7657. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7657. Acesso em: 6 mar. 2025.