Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências

  • Jennifer Alejandra Suárez Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Mara Elisa Fortes Braidante Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, formação inicial de professores

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa que visa analisar as concepções de um grupo de professores em formação inicial, sobre o processo de ensino-aprendizagem. Identificando se os professores em formação inicial: consideram a aprendizagem significativa como um objetivo da educação; conhecem sua teoria e suas condições para alcança-la na sala de aula e o modelo epistemológico adotado. Além disso, apresenta-se um referencial teórico que aborda a aprendizagem significativa e suas contribuições na formação de professores. Nos resultados obtidos destaca-se a importância da formação inicial de professores e o fortalecimento das concepções pedagógicas e didáticas para conseguir mudanças nos processos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-06-2018
Como Citar
SUÁREZ SILVA, J.; FORTES BRAIDANTE, M. Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências. Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 1, 18 jun. 2018.