The Witcher 3 – Wild Hunt and the approach of medicinal plants: gamification in chemistry lessons

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.13807

Abstract

Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma sequência didática, aliando as metodologias ativas de gamificação e a instrução pelos colegas, para motivar e engajar os estudantes no processo de aprendizagem dos objetos de conhecimento sobre plantas medicinais e funções orgânicas. O estudo é de abordagem qualitativa e do tipo pesquisa com intervenção, utilizando como instrumentos de coleta de dados questionários (inicial e final) e o diário do pesquisador. Com base na análise dos resultados obtidos, inferimos que houve interesse, engajamento, espírito de equipe e competitividade por parte dos discentes no desenvolvimento de todas as atividades, assim como, percebemos que estes assumiram seu papel protagonista frente ao processo de aprendizagem das propriedades das plantas medicinais e de funções orgânicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Nudson Souza Santos, UFMS

    Licencido em Química. Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

  • Daniele Correia, UFMS

    Doutora em Educação em Ciências - Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2016). Mestre em Química - UFSM (2008). Possui graduação em Química Licenciatura - UFSM (2007). É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS-Instituto de Química- campus Campo Grande desde 2016, trabalhando com diversas disciplinas de formação didático-pedagógica do Curso de Química Licenciatura. Tem experiência na área de ensino Química, e atua nas linhas: construção do conhecimento científico, Formação de Professores, Novas tecnologias para o ensino de química. Tem interesse pelos temas: utilização de temáticas nos processos de ensino e aprendizagem de Química; metodologias ativas; relações entre ensino e pesquisa; leitura e escrita; divulgação científica. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências/PPEC e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional/PROFQUI. Orientadora do subprojeto Química/UFMS do programa Residência Pedagógica (2022-2024). É Líder do Grupo GEPEQC (Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação em Ciências e Química) INQUI/UFMS.

Published

25-06-2025

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

SANTOS, Nudson Souza; CORREIA, Daniele. The Witcher 3 – Wild Hunt and the approach of medicinal plants: gamification in chemistry lessons. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e13807, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.13807. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13807. Acesso em: 5 dec. 2025.