As narrativas como instrumento na reflexão da prática docente
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar como as narrativas vêm sendo utilizadas em pesquisas qualitativas desenvolvidas no escopo da formação de professores de Ciências da Natureza. A abordagem desta pesquisa é qualitativa, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, com seleção e análise de produção científica abordando o objeto de investigação deste estudo. Para tanto, foram consultadas duas bases de dados, o portal de Periódicos da Capes e as atas de Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências – ENPEC. Para a interpretação dos dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva – ATD. Como resultados, constatamos que é crescente a utilização de narrativas orais e/ou escritas como instrumento de coleta de dados em estudos que investigam a formação de professores na esfera inicial e contínua. Os resultados também revelam que o uso de narrativas é mais recorrente em pesquisas envolvendo professores em formação inicial se comparados àquelas realizadas com professores em exercício da docência.
Downloads
Copyright (c) 2024 Raquel Furtado Soares Trindade, Daniele Correia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.