As narrativas como instrumento na reflexão da prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n3.14633

Palavras-chave:

Narrativas, Formação de Professores, Ensino de Ciências

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar como as narrativas vêm sendo utilizadas em pesquisas qualitativas desenvolvidas no escopo da formação de professores de Ciências da Natureza. A abordagem desta pesquisa é qualitativa, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, com seleção e análise de produção científica abordando o objeto de investigação deste estudo. Para tanto, foram consultadas duas bases de dados, o portal de Periódicos da Capes e as atas de Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências – ENPEC. Para a interpretação dos dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva – ATD. Como resultados, constatamos que é crescente a utilização de narrativas orais e/ou escritas como instrumento de coleta de dados em estudos que investigam a formação de professores na esfera inicial e contínua. Os resultados também revelam que o uso de narrativas é mais recorrente em pesquisas envolvendo professores em formação inicial se comparados àquelas realizadas com professores em exercício da docência.

Downloads

Downloads

Publicado

22-09-2024

Como Citar

TRINDADE, Raquel Furtado Soares; CORREIA, Daniele. As narrativas como instrumento na reflexão da prática docente. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 3, p. 42 a 63, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n3.14633. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14633. Acesso em: 29 abr. 2025.