As narrativas como instrumento na reflexão da prática docente
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n3.14633Palavras-chave:
Narrativas, Formação de Professores, Ensino de CiênciasResumo
O objetivo deste estudo é investigar como as narrativas vêm sendo utilizadas em pesquisas qualitativas desenvolvidas no escopo da formação de professores de Ciências da Natureza. A abordagem desta pesquisa é qualitativa, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, com seleção e análise de produção científica abordando o objeto de investigação deste estudo. Para tanto, foram consultadas duas bases de dados, o portal de Periódicos da Capes e as atas de Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências – ENPEC. Para a interpretação dos dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva – ATD. Como resultados, constatamos que é crescente a utilização de narrativas orais e/ou escritas como instrumento de coleta de dados em estudos que investigam a formação de professores na esfera inicial e contínua. Os resultados também revelam que o uso de narrativas é mais recorrente em pesquisas envolvendo professores em formação inicial se comparados àquelas realizadas com professores em exercício da docência.