From the plasma membrane to inclusion: pedagogical strategy developed for accessible physics and biophysical education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13639

Keywords:

Special Education, Inclusion, Practical Activities, Visual Impairment.

Abstract

Teaching physics and biophysics poses challenges, whether it's maintaining students' focus or the level of abstraction required for certain concepts. However, when it comes to special and inclusive education, this teaching practice demands more than just chalk and blackboard. It requires not only special preparation and attention but also empathy and genuine inclusion of these students in the classroom. This article presents a didactic proposal developed by undergraduate students in Biological Sciences during the BioPhysics course. It demonstrates that it is possible to include visually impaired students in practical activities addressing physics content, enabling them to construct their knowledge using low-cost and readily available materials. The students' evaluation was positive regarding the methodology presented.

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Author Biographies

  • Brenda Almeida Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Pós- Graduanda em Patrimônio Espeleológico na Universidade de Passo Fundo (UPF), Pós- Graduada em Gestão de Riscos e Emergências Ambientais na Faculdade Unyleya, e Graduada em Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Dispõe de formação em ensino profissional de nível Técnico de Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho. Trabalhou com prospecção, monitoramento biológico e climático para estudos de analise de relevância em cavidades subterrâneas em consultoria ambiental. Possui experiência em microbiologia e biotecnologia ambiental com ênfase em microrganismos com potencial biotecnológico; prospecção de substâncias bioativas como enzimas e antimicrobianos; biorremediação aplicada a tolerância a metais pesados; degradação de fontes de carbono; analise fisico-quimica e bioindicadores de água e solo. Atualmente desenvolve pesquisa com fauna de invertebrados e bioprospecção de microrganismos que possuem potencial biotecnológico do solo de cavernas ferríferas na região de Carajás.

  • Aline Correa de Carvalho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (2006), mestre e doutora em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical (NMT), Universidade Federal do Pará (2014). Tem experiência em Pesquisa e Docência nas áreas de Parasitologia humana, Imunologia (básica e clínica), Citologia, Histologia, Embriologia, Microbiologia, Bioquímica (básica e clínica), Biofísica, Metodologia da Pesquisa, Informática aplicada à saúde, Genética Humana; e Neurociências, com ênfase em Sistema Visual e Doenças Tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: Eletrorretinografia Multifocal, Eletrofisiologia Visual, Afecções visuais relacionadas à Doenças Tropicais, especificamente Leishmaniose humana e canina, Doença de Chagas, Toxoplasmose Ocular, Malária e Criptococose; Análises clínicas; e doenças crônicas. Professora adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, onde atua nos cursos de Biologia e Saúde Coletiva nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, desempenhando também atividades administrativa.

Published

07-06-2024

Issue

Section

Propostas Didáticas

How to Cite

LIMA, Brenda Almeida; ROCHA, Ingrid Borges; CARVALHO, Aline Correa de; JEDLICKA, Letícia Dias Lima. From the plasma membrane to inclusion: pedagogical strategy developed for accessible physics and biophysical education. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 654–674, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13639. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13639. Acesso em: 12 mar. 2025.