De la membrana plasmática a la inclusión: na estrategia didáctica desarrollada para la docencia accesible de Física y Biofísica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13639

Palabras clave:

Educación Especial, Inclusión, Actividades Prácticas, Discapacidad Visual

Resumen

La enseñanza de la física y biofísica plantea desafíos, ya sea mantener la atención de los alumnos o la capacidad de abstracción requerida en algunos conceptos. Pero cuando se trata de educación especial e inclusiva, esta práctica docente exige más que tiza y pizarra. Requiere no solo una preparación especial y atención diferenciada, sino también empatía y una inclusión real de estos estudiantes en el aula. Este artículo presenta una propuesta didáctica desarrollada por estudiantes universitarios de Ciencias Biológicas durante el curso de Biofísica. Demuestra que es posible incluir a estudiantes con discapacidad visual en actividades prácticas que abordan contenido de física, permitiéndoles construir su conocimiento utilizando materiales de bajo costo y fácil disponibilidad. La evaluación de los estudiantes fue positiva respecto a la metodología presentada.

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Biografía del autor/a

  • Brenda Almeida Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Pós- Graduanda em Patrimônio Espeleológico na Universidade de Passo Fundo (UPF), Pós- Graduada em Gestão de Riscos e Emergências Ambientais na Faculdade Unyleya, e Graduada em Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Dispõe de formação em ensino profissional de nível Técnico de Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho. Trabalhou com prospecção, monitoramento biológico e climático para estudos de analise de relevância em cavidades subterrâneas em consultoria ambiental. Possui experiência em microbiologia e biotecnologia ambiental com ênfase em microrganismos com potencial biotecnológico; prospecção de substâncias bioativas como enzimas e antimicrobianos; biorremediação aplicada a tolerância a metais pesados; degradação de fontes de carbono; analise fisico-quimica e bioindicadores de água e solo. Atualmente desenvolve pesquisa com fauna de invertebrados e bioprospecção de microrganismos que possuem potencial biotecnológico do solo de cavernas ferríferas na região de Carajás.

  • Aline Correa de Carvalho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (2006), mestre e doutora em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical (NMT), Universidade Federal do Pará (2014). Tem experiência em Pesquisa e Docência nas áreas de Parasitologia humana, Imunologia (básica e clínica), Citologia, Histologia, Embriologia, Microbiologia, Bioquímica (básica e clínica), Biofísica, Metodologia da Pesquisa, Informática aplicada à saúde, Genética Humana; e Neurociências, com ênfase em Sistema Visual e Doenças Tropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: Eletrorretinografia Multifocal, Eletrofisiologia Visual, Afecções visuais relacionadas à Doenças Tropicais, especificamente Leishmaniose humana e canina, Doença de Chagas, Toxoplasmose Ocular, Malária e Criptococose; Análises clínicas; e doenças crônicas. Professora adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, onde atua nos cursos de Biologia e Saúde Coletiva nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, desempenhando também atividades administrativa.

Publicado

07-06-2024

Número

Sección

Propostas Didáticas

Cómo citar

LIMA, Brenda Almeida; ROCHA, Ingrid Borges; CARVALHO, Aline Correa de; JEDLICKA, Letícia Dias Lima. De la membrana plasmática a la inclusión: na estrategia didáctica desarrollada para la docencia accesible de Física y Biofísica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 654–674, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13639. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13639. Acesso em: 12 mar. 2025.